“Gostava de voltar a jogar em Portugal”
Regressar ao activo é a prioridade.
O avançado Adérito Semedo, de 28 anos, está a treinar no Estágio do Jogador depois de na última época ter representado o Wilhelmshaven, da Alemanha.
À procura de um novo clube, o jogador cabo-verdiano admite que gostaria de regressar ao futebol português.
É a primeira vez que participa no Estágio do Jogador. Como tem sido a adaptação a esta iniciativa?
Tem sido muito positiva. Estive um mês parado e decidi vir treinar com a equipa do Sindicato, porque é sempre melhor do que estar parado. Ainda estou à procura de clube e foi por isso que vim para aqui treinar.
Na última época jogou na Alemanha, ao serviço do Wilhelmshaven. A temporada foi positiva?
Sim, foi. Tive algumas dificuldades de adaptação no início, por estar longe da família, mas o facto de a Alemanha ser um país muito desenvolvido ajudou-me imenso. Apesar de a equipa que representei pertencer ao quarto escalão do futebol alemão, as condições de trabalho são excelentes.
Em Portugal, estreou-se num campeonato profissional na época 2012/13, com a camisola do Trofense. Foi um dos momentos mais marcantes da carreira?
Acima de tudo, foi uma boa experiência. Fui treinado pelo Professor Neca, estive lá um ano e participei em 19 jogos.
O que o levou a participar no Estágio do Jogador?
O facto de estar parado e à procura de clube foi determinante. Espero assinar por um clube o mais rapidamente possível e de preferência em Portugal.
Que imagem tem do trabalho desenvolvido pelo SJPF?
O Sindicato tem trabalhado muito bem, ajuda os jogadores e é uma instituição muito séria. Tudo isso contribuiu para a minha decisão de participar no Estágio.
Que mensagem transmite aos jogadores que neste momento estão sem clube?
Inscrevam-se no Estágio do Jogador. Aqui ajudamo-nos uns aos outros e é preferível treinar em grupo do que individualmente, porque o futebol é um desporto colectivo.
Quais são os seus pontos fortes como jogador?
O jogo aéreo, o remate e a velocidade. Sou um jogador muito rápido. Prefiro jogar a ponta-de-lança, mas também posso actuar nos corredores.