Impressões Digitais: Tomané (Tondela)
O ponta-de-lança do Tondela é fã de Zlatan Ibrahimovic e adepto de desportos náuticos.
Qual foi a pessoa que mais influenciou a tua carreira?
O meu avô foi uma das pessoas mais importantes para que hoje seja jogador de futebol. Era ele que me levava aos treinos do Boavista. Às vezes também eram os meus pais, mas era quase sempre ele.
Quem é o teu melhor amigo no futebol?
Não é fácil. Tenho bons amigos no futebol, se calhar mais no Vitória porque estive lá desde a formação, mas não sei dizer um melhor amigo no futebol. Era injusto para alguns.
Ídolo?
O Zlatan [Ibrahimovic]. Sempre foi.
Clube de infância?
É o Vitória. Comecei numas escolinhas em Fafe, mas não era federado, depois estive dois anos no Boavista, mas o Vitória é o meu clube de sempre.
Memória mais marcante no futebol?
Se calhar a Taça de Portugal ganha pelo Vitória. Naquele momento não estava lá, mas tinha muitos colegas a jogar e para mim foi um dia marcante.
Se não fosses jogador, o que serias?
Estaria ligado às forças especiais. O meu pai era da Brigada de Trânsito, já está reformado, e sempre gostei. Seria alguém da polícia ou das forças armadas.
Tens algum ritual ou superstição antes dos jogos?
Sou muito ligado à Nossa Senhora de Fátima e tenho a santinha sempre comigo. Por acaso, antes de entrar em campo, beijo sempre a minha santinha. Não sou muito ligado a superstições, mas tenho este ritual.
Qual o desporto que mais gostas a seguir ao futebol?
Gosto muito de desportos náuticos, gosto muito de motas de água, gosto muito de Moto 4, não tenho uma coisa preferida. Não posso andar de mota, mas ando de vez em quando às escondidas. Ando dentro de água. [risos]
Qual é o teu prato favorito?
Picanha.
Filme favorito?
Não tenho nenhum favorito.
Programa de TV ou série favorita?
Game of Thrones.
Livro favorito?
Estou a ler o Jogo do Dinheiro, do Tony Robbins, e estou a gostar muito.
Grupo ou cantor de eleição?
Guns N’ Roses.
Férias de sonho?
Maldivas. Nunca fui, mas tenho de ir. Sou muito caseiro, mas um dia irei lá.
Cidade favorita?
Sou de Fafe e é a minha cidade favorita.
Hobby preferido?
Estar no café a jogar cartas com os amigos. Gosto muito. Gosto de jogar copas, sueca, tudo!
Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
Isso é difícil... Se calhar a estreia como jogador profissional, no Vitória, quando tinha 17 anos. Felizmente já tive muitos dias em que fui feliz, mas talvez tenha sido o dia em que me senti mais realizado. Foi sempre um sonho meu e da minha família, um dia jogar ao mais alto nível no futebol português, e fazê-lo aos 17 anos pelo Vitória foi marcante.
Perfil
Nome: António Manuel Fernandes Mendes (Tomané)
Data de nascimento: 23 de outubro de 1992
Posição: Avançado
Clubes que representou: Boavista (formação), Vitória de Guimarães (formação), Limianos, Vitória de Guimarães B, Vitória de Guimarães, Duisburg (Alemanha), Panetolikos (Grécia), Arouca e Tondela.