Impressões Digitais: Rui Miguel (Académico de Viseu)


O médio do Académico de Viseu tem como principais referências Rui Águas, Rui Costa e Nuno Assis.

Qual foi a pessoa que mais influenciou a tua carreira?
O meu pai.

Quem é o teu melhor amigo no futebol?
Não quero estar a referir ninguém em específico porque tenho boas relações com vários jogadores, tanto aqui no Académico como com outros jogadores que tive como colegas ao longo da carreira, mas os meus grandes amigos estão fora do futebol.

Ídolo?
Tive vários. Na fase em que comecei a dar os primeiros chutos na bola tive o Rui Águas e o Rui Costa como referências. Mais tarde, olhava muito para o Nuno Assis, de quem tive o privilégio de ser colega. Estes três foram as principais referências.

Clube de infância?
O clube da minha terra, o ARD Vila Chã, um pequeno clube do concelho de Seia. Foi aí que comecei a dar os primeiros chutos na bola, por influência do meu pai.

Memória mais marcante no futebol?
Tenho várias: as presenças em duas finais da Taça de Portugal, os títulos conquistados na Polónia, tanto o campeonato como a Supertaça, a subida pelo SC Covilhã e o facto de ter jogado e marcado na Liga Europa e na Liga dos Campeões. Foram os momentos mais marcantes da minha carreira.

Se não fosses jogador, o que serias?
Quando era miúdo dizia que gostava de ser arquiteto, mas não sei se ia ter jeito para isso e, sinceramente, foquei-me sempre no futebol.

Tens algum ritual ou superstição antes dos jogos?
A última coisa que costumo fazer antes de me equipar é falar com a minha namorada, mandar-lhe uma mensagem, e benzo-me antes de entrar em campo.

Qual é o desporto de que mais gostas a seguir ao futebol?
Ciclismo.

Qual é o teu prato favorito?
Arroz de cabidela.

Filme favorito?
Aqueles que mais me marcaram foram o John Q. e o Hachiko.

Programa de TV ou série favorita?
Quando jogava no estrangeiro passava muito tempo a ver séries, mas destaco o Breaking Bad e o House of Cards.

Livro favorito?
Não tenho. O último que li foi o Código da Estrada, quando tirei a carta. [risos]

Grupo ou cantor de eleição?
Não tenho. Depende do meu estado de espírito, oiço um bocadinho de tudo: hip hop, house, música pimba…. Não tenho mesmo um preferido.

Férias de sonho?
As minhas férias de sonho são na minha terra com a minha família. Tenho de defender aquilo que é meu e adoro estar lá, na Serra da Estrela.

Cidade favorita?
Guimarães.

Hobby preferido?
Pescar. Agora tenho ido todas as semanas.

Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
O dia do nascimento do meu filho.


Perfil
Nome: Rui Miguel Melo Rodrigues
Data de nascimento: 15 de novembro de 1983
Posição: Médio
Percurso como jogador: Fornos de Algodres (formação), Benfica (formação), Fornos de Algodres (formação), Académico de Viseu (formação), Académico de Viseu, SC Covilhã, Naval, Zaglebie Lubin (Polónia), Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães, FK Krasnodar (Rússia), Astra Giurgiu (Roménia), AEL Limassol (Chipre), Paços de Ferreira, Rapid Bucareste (Roménia), FC Zimbru (Moldávia) e Académico de Viseu.