Impressões Digitais: José Semedo (Vitória de Setúbal)
O experiente jogador sadino tem Cristiano Ronaldo como um dos melhores amigos e é fã de Denzel Washington.
Qual foi a pessoa que mais influenciou a tua carreira?
Posso dizer que foi o Cristiano Ronaldo, na nossa caminhada no centro de estágio do Sporting, em Lisboa. Começámos ali juntos e o trabalho extra que fazíamos era uma motivação para nos sentirmos mais fortes, para começarmos a fazer a diferença no campo. Como ele era o meu companheiro de treino e de ginásio, posso dizer que ele foi um dos grandes responsáveis para que fosse profissional de futebol.
Quem é o teu melhor amigo no futebol?
É o Cristiano Ronaldo, o Yannick Djaló, o Silvestre Varela…. Felizmente tenho muitos amigos.
Ídolo?
Quando era mais novo era o Marcel Desailly. Estava no Sporting quando ele foi campeão do mundo pela França, em 1998, depois ganhou o Euro’2000 e identificava-me muito com ele porque fazia a posição de central e de médio defensivo. Rendia em todas as posições e inspirava-me bastante nele.
Clube de infância?
É o Vitória. Quando comecei a dar os primeiros toques na bola, como sou de Setúbal, o meu sonho era jogar no Vitória. Comecei no Pelezinhos, que era como se fosse filial do Vitória, daí fui para o Sporting, onde fiz o resto da formação, mas o clube do coração é o Vitória.
Memória mais marcante no futebol?
Foi quando cheguei a Itália e me estreei no San Siro, um estádio que via muito na televisão. Estrear-me ali teve um grande impacto. Outra foi pelo Sheffield Wednesday, quando subimos ao Championship e fui considerado o melhor jogador da League One. Mas a que marcou mesmo muito foi aquele sonho de estar num estádio como o San Siro e fazer ali a minha estreia. Ainda por cima o Desailly jogou no AC Milan, por isso posso dizer que essa foi a memória mais marcante na minha carreira.
Se não fosses jogador, o que serias?
Acho que seria mecânico. Sempre tive curiosidade em ver como as coisas são montadas e desmontadas. Quando era pequeno mexia muito em bicicletas e triciclos, a tentar mudá-los, e os meus pais pensavam que ia ser mecânico. Ainda hoje tenho essa curiosidade: gosto de mexer, enroscar candeeiros em casa, fazer essas coisinhas….
Tens algum ritual ou superstição antes dos jogos?
Não. Acredito que cada jogo e cada treino tem a sua história e acabo por não me apegar a superstições. Muitas pessoas acreditam que se não fazes uma coisa não vais jogar bem, mas acho que cada jogo e cada adversário são diferentes. No dia, por mais bem que te sintas pode haver uma adversidade e as coisas correm mal ou, por mais mal que te sintas, podem as coisas correr bem. Por isso procuro atrair boas energias no dia do jogo, descansar e estar bem, ir para o jogo de cabeça limpa, consciente das dificuldades que vou encontrar porque todos os adversários a este nível são bons.
Qual é o desporto de que mais gostas a seguir ao futebol?
É o ténis. Costumo jogar nas férias. Adoro jogar e adoro ver os embates entre Nadal, Federer e Djokovic. Adoro, é uma atmosfera boa!
Qual é o teu prato favorito?
É um prato de carne, qualquer um. Apesar de viver numa cidade de peixe, se me quiseres ver feliz dá-me carne! [risos] Carne, arroz e está tudo bem.
Filme favorito?
Não digo um filme, mas um ator: o Denzel Washington. Adoro todos os filmes dele! É o meu ator favorito. Tenho um filho que se chama Denzel por causa dele, adoro todos os filmes que faz e acho-o um excelente ator. Os filmes dele inspiram-me.
Programa de TV ou série favorita?
Para ser sincero, é muito raro ver programas de televisão porque estou sempre à procura de jogos de futebol. Em Inglaterra estava sempre a seguir futebol na Sky Sports e desde que voltei para Portugal é a Sport TV. Estou sempre a ver se há futebol, ténis ou alguma coisa de desporto. Se não houver nada disso, ponho-me a ver filmes. De séries, o Walking Dead era a que mais acompanhava.
Livro favorito?
Um dos livros marcantes na minha vida foi O Segredo [Rhonda Byrne]. Recomendo! Fala sobre energias e é muito bom mesmo.
Grupo ou cantor de eleição?
Sou muito romântico e gosto imenso de ouvir a música do Pablo Alborán. É um grande cantor, dos meus favoritos.
Férias de sonho?
Já estive lá, foram em Ibiza. É a combinação de tudo: gente bonita, praias fantásticas, ambiente de festa…. É top!
Cidade favorita?
Londres.
Hobby preferido?
Sou uma pessoa muito tranquila, sou muito caseiro. Gosto de estar a ver a minha televisãozinha, os meus filmes…
Qual foi o dia mais feliz da tua vida?
O dia em que os meus filhos nasceram: 19 de janeiro de 2009. São gémeos. Foi o dia mais feliz da minha vida.
Perfil
Nome: José Vítor Moreira Semedo
Data de nascimento: 11 de janeiro de 1985
Posição: Médio
Percurso como jogador: Pelezinhos (formação), Sporting (formação), Sporting B, Casa Pia, Sporting, Feirense, Cagliari (Itália), Charlton (Inglaterra), Sheffield Wednesday (Inglaterra) e Vitória de Setúbal.