“O capitão é uma peça importante no balneário”


Aos 36 anos, Hugo é um dos jogadores mais experientes da I Liga. Capitão do Beira-Mar, o defesa central diz que gosta de capitanear a equipa.




É o capitão do Beira-Mar. Como é que foi escolhido para o cargo? Ficou surpreendido?
Fui escolhido para cargo quando cheguei ao clube por Leonardo Jardim, o treinador de então. Fiquei totalmente surpreendido, porque havia colegas que já estavam há mais tempo, com mais anos de casa e alguns deles figuras do clube.

 

Além do Beira-Mar, foi capitão nos outros clubes por onde passou?
Só nas camadas jovens do Sporting de Braga.

 

Gosta de ser capitão?
Sim. 

 

Quais são as características de um bom capitão?
O bom ou mau capitão é relativo. Cada um terá o seu ponto de vista. Do meu, um capitão tem de ser uma pessoa responsável, rigorosa, capaz de transmitir esses valores aos seus colegas.

 

O capitão é uma peça-chave na gestão do balneário?
É mais uma peça, que, conseguindo transmitir determinados valores aos componentes do balneário, acaba por ser uma peça importante, embora não uma peça-chave. 

 

Qual é o papel do capitão na integração dos novos jogadores no clube?
É um papel limitado, mas importante, fazendo-os sentir o que é o clube e o que são as dinâmicas da equipa e do grupo. Tentar fazer com que se adaptem o melhor e o mais depressa possível.

 

Há algum capitão de equipa que tenha como exemplo?
Só posso falar dos capitães que conheci. E felizmente tive a oportunidade de ter bons capitães, como o Artur Jorge, que teve um papel importante na minha integração e na minha adaptação ao futebol sénior no Sp. Braga. Depois, o Pedro Barbosa, no Sporting.

 

Como tem visto a atuação do Sindicato no futebol português?
Tem vindo a ser uma atuação cada vez mais interventiva, mais próxima, o que é benéfico para os futebolistas e para a modalidade.

 

Já alguma vez precisou de recorrer ao sindicato?
Já. E fiquei satisfeito.

 

 

B.I.:
Nome: Hugo
Idade: 36 anos
Posição: Defesa
Clubes: Sp. Braga, Sampdoria (Itália), Sporting, V. Setúbal e Beira-Mar