“Sou um capitão do exemplo”


DUARTE MACHADO, defesa direito do Belenenses gosta de capitanear o grupo e salienta a união que existe no plantel. “Somos mesmo amigos”, explica.

Quais são as suas expectativas para esta época a nível pessoal e coletivo?

A nível coletivo será alcançar o objetivo traçado pelo clube, que neste caso passa pela estabilização do clube na I Liga. A nível pessoal é jogar o mais possível e ajudar a equipa no máximo que puder.

 

É o capitão do Belenenses. Como é que foi escolhido para o cargo?

O ano passado chegaram 22 novos jogadores ao clube e eu, o Fredy e o Fernando fizemos a transição do “antigo” para o “novo” Belenenses. Eu sou o mais velho dos três e o treinador optou por hierarquizar os capitães em função da idade de cada um.

 

Ficou surpreendido com a escolha?

Fiquei agradado e surpreendido porque a responsabilidade é grande principalmente num clube como o Belenenses. Mas abracei essa responsabilidade com toda a força.

 

Além do Belenenses, foi capitão nos outros clubes por onde passou?

Não mas já fiz parte da equipa de capitães. Neste caso do Belenenses, no início, ser o número um da equipa de capitães fez-me alguma confusão. Claro que funcionamos em grupo, falamos muito e nunca irei tomar alguma decisão de modo individual. Formamos uma equipa de capitães forte e coesa e penso que esse espírito transparece para o resto da equipa. 

 

Gosta de ser capitão?

Gosto. Ser capitão de equipa vai muito para além daquilo que o jogador joga mas sim daquilo que representa para o grupo. É uma responsabilidade grande mas é algo com o qual não tenho qualquer problema em lidar.

 

Quais são as características de um bom capitão?

Depende da pessoa e dos grupos. Eu não um capitão “chicote”, de estar a mandar no grupo. Eu sou um capitão do exemplo. Prefiro ser eu a fazer e depois os outros seguem.  

 

Há algum capitão de equipa que tenha como exemplo?

Destaco os capitães que tive ao longo destes dez anos de profissional de futebol. Aprecio também o Javier Zanetti, do Inter de Milão. Em Itália é O Capitão e, para além de ser um grande jogador de futebol, é igualmente um exemplo fora dos relvados. 

 

A união no balneário foi um dos segredos do sucesso do Belenenses na última época?

Sum dúvida. Somos um grupo muito unido, damo-nos muito bem e somos mesmo amigos uns dos outros.

 

Como tem visto a atuação do Sindicato no futebol português?

Tenho a oportunidade de falar várias vezes com o presidente Joaquim Evangelista e perceber a evolução que o Sindicato tem registado. O Sindicato tem feito um excelente trabalho e acredito que continuará a evoluir cada vez mais em prol dos jogadores e do futebol português. Para ser melhor, maior e com cada vez mais força.


Nome: Duarte Braz Carneiro Costa Taveira Machado
Idade: 30 anos
Posição: Defesa
Clubes: Luso e Sporting (formação), U. Santiago, Casa Pia, Olivais e Moscavide, Fátima e Belenenses