SJPF ((Lisboa, Portugal))

Fundado em 1972, o SJPF defende sem distinção os direitos e interesses dos jogadores profissionais de futebol e atualmente conta com mais de 5000 membros.

A multiplicidade de atividades levadas a cabo pelo SJPF tem como objetivo atingir a proteção e promoção de interesses coletivos dos membros, tais como direitos e garantias contratuais, condições de trabalho, e a preservação da dignidade de todos os jogadores em conformidade com os princípios fundamentais Olímpicos, em particular o da não discriminação de qualquer tipo.

O SJPF ganhou peso institucional, devido às interações com organizações desportivas nacionais e internacionais, como a União Europeia, FIFA, UEFA, Ligas de Futebol Profissional Europeu (EPFL), sendo ainda parte do diálogo social no futebol profissional, promovido pela UEFA.

O Sindicato levou a cabo várias ações de responsabilidade social com a participação ativa de jogadores de futebol e meios de comunicação:

Como membro da FARE – Semana contra o Racismo e Violência no Desporto, integrada na Semana de Ação de FARE pan-Europeia desde 2003 (Estas edições juntam um número de diferentes iniciativas para consciencializar contra o racismo no desporto e já contaram com várias parcerias - como o Município de Lisboa e a Universidade de Lisboa - , patrocinadores e colaboradores;

Escolas: promover o fair-play, consciencializar contra a exclusão social e todas as formas de racismo

Promover atividades de integração e solidariedade em Timor-Leste, Moçambique e Angola

Foi parceiro do SPIN entre 2011 e 2013 e atualmente é uma organização parceira do projeto ESPIN.

O SJPF é membro da FIFPro, que conta com mais de 55.000 jogadores de futebol membros em 40 associações nacionais de jogadores.

Voltar a listagem


Apoio

O Projecto SPIN conta com o apoio financeiro do programa Erasmus+ da Comissão Europeia. 

O Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia, no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.

Este programa tem permitido a vários jovens e profissionais viver experiências enriquecedoras e desenvolver projectos únicos a nível internacional.