Bernardo Silva foi o segundo jogador com mais jogos em 2022
Internacional português participou em 63 partidas no último ano civil.
Entre jogos de clube e Seleção Nacional, o internacional português Bernardo Silva cumpriu 63 jogos no último ano, tal como o argentino Enzo Fernández. Os dois jogadores são apenas superados por Virgil Van Dijk.
Estes são os números que ficam no que à sobrecarga competitiva dos atletas diz respeito, relativos ao ano civil de 2022. Van Dijk esteve presente em 64 jogos, 54 pelo Liverpool e 10 pela seleção dos Países Baixos, liderando a lista dos jogadores com mais partidas realizadas.
De acordo com os dados do último ano, só nas Ligas inglesa e espanhola houve 16 jogadores que realizaram pelo menos 60 jogos em 2022, entre competições de clubes e seleções. A este facto não é indiferente a realização do Mundial do Qatar no final do ano, com as competições domésticas já em andamento.
Se Virgil Van Dijk, Bernardo Silva e Enzo Fernández ocupam o pódio dos jogadores com mais aparições em 2022, a seleção da Croácia conta com três jogadores entre os ‘sexagenários’: Luka Modric (62 jogos), Ivan Perisic e Mateo Kovacic (ambos com 60 jogos).
Tendo apenas em consideração o número de jogos realizados no último ano pelo seu clube, há um nome que salta à vista: o do inglês James Tavernier, dos escoceses do Rangers, que realizou uns incríveis 60 jogos pela formação de Glasgow em 2022.



