Portugal aplica meia dúzia de golos ao Luxemburgo


Equipa das Quinas venceu por 6-0 em mais um jogo de qualificação para o Euro 2024.

Jogar fora, ainda que com um grande apoio da comunidade portuguesa no Luxemburgo, não parece fazer diferença à equipa das Quinas. Neste segundo jogo de apuramento para o Euro 2024, Portugal voltou a partir como favorito, no entanto, não mais do que frente ao Liechtenstein.

Ainda assim, a goleada foi ainda mais expressiva e, ao intervalo, o placard mostrava já um resultado de 4-0. O segredo? A eficácia.

Portugal entrou por cima no jogo e, tal como em Alvalade, frente ao Liechtenstein, o primeiro golo madrugou. Aos nove minutos, após um centro de Bruno Fernandes e um cabeceamento de Nuno Mendes, Cristiano Ronaldo só teve de encostar para inaugurar o marcador. Apenas seis minutos depois surgiu o segundo remate e o segundo golo, desta feita marcado por João Félix.

Ainda antes dos 20 minutos, Portugal voltou a rematar e… a marcar! Bernardo Silva fez o 3-0 e tudo parecia fácil demais para os lusos e uma noite para esquecer para os luxemburgueses. À meia hora, a Seleção Nacional chegou aos 4-0 e Ronaldo voltou a bisar. Ao intervalo, a equipa das Quinas vencia por 4-0, com quatro remates enquadrados.

O Luxemburgo tentou reagir, mostrando que, apesar de não ser favorito, já fez uma caminhada longa em termos de qualidade. A verdade é que de nada serviu, com Portugal com a motivação alta e tudo a correr na perfeição. Sem grandes oportunidades, a gerir o jogo e a estancar as ofensivas adversárias, só voltou a haver redes a abanar quando Roberto Martinez lançou para o terreno de jogo Rafael Leão e Otávio. Apenas dois minutos depois de entrarem, os dois jogadores fizeram aparecer o quinto golo. O avançado do AC Milan centrou e Otávio apareceu a cabecear para o fundo das redes.

Aos 83’, Rúben Neves esteve perto de ser o autor do golo da noite, após a marcação de um livre direto que só foi parado pela barra. Logo de seguida, Rafael Leão podia ter feito o 6-0, de grande penalidade, mas o guarda-redes luxemburguês, Moris, acabou por brilhar ao defender. Não satisfeito, Leão procurou vingar o penálti desperdiçado e, perto dos 90’, fez mesmo o melhor golo da noite.

Contas fechadas e Portugal termina esta dupla jornada de apuramento no primeiro lugar com duas goleadas e um registo de 10 golos marcados e 0 sofridos. A seleção lusa soma agora seis pontos, contra quatro da Eslováquia e três da Bósnia e da Islândia.

Partilhar