Sporting cai de pé
Leões despediram-se das competições europeias com empate frente à Juventus.
O Sporting recebeu a Juventus com a eliminatória em aberto, após derrota por 1-0 em Turim. Apesar da superioridade, os leões acabaram por não conseguir ir além do empate a uma bola e a Vecchia Signora segue em frente na competição.
Em Lisboa, as coisas não começaram da melhor maneira, com Rabiot a inaugurar o marcador logo aos 9 minutos de jogo. O golo em nada influenciou o jogo dos leões, que souberam reagir e repetiram a dose de Itália: fustigaram a Juve e foram a equipa com mais oportunidades.
Aos 20 minutos, após uma bola à trave, o autor do golo italiano cometeu falta sobre Ugarte e o juiz da partida apontou de imediato para a marca da grande penalidade. Chamado à responsabilidade, Edwards não tremeu e relançou o jogo. O Sporting saiu para o intervalo por cima, com uma perdida de Diomande, após canto de Pedro Gonçalves.
Na segunda metade, a Juventus surgiu mais organizada e coesa, com o apuramento em risco. Ainda assim, os leões voltaram a criar perigo e merecer, pelo menos, o golo que levava o jogo para prolongamento. A verdade é que, uma vez mais, o Sporting pecou na eficácia e os italianos acabaram por fazer a festa.
Como ditam as estatísticas em provas da UEFA, os italianos voltaram a levar a melhor e eliminaram quatro equipas portuguesas das três competições.
No resto da Europa, só Rui Patrício e José Mourinho puderam festejar. Após derrota nos Países Baixos por 1-0 frente ao Feyenoord, a Roma cumpriu o seu papel em casa. Empatou a eliminatória nos 90 minutos, vencendo por 2-1, e, em tempo de prolongamento, El Shaarawy e Pellegrini fecharam as contas do jogo. Com um 4-1 final, Rui Patrício é o único jogador português ainda em prova na Liga Europa.
Em Sevilha, o Manchester United estava obrigado a vencer depois do desaire caseiro que resultou num empate 2-2. Com Diogo Dalot no onze inicial, mas sem Bruno Fernandes por acumulação de amarelos, os ingleses não conseguiram fazer frente ao Sevilha. Os espanhóis, com muita tradição na Liga Europa, garantiram o apuramento tranquilamente com uma vitória por 3-0.



