Portugal está nos quartos de final!


Vitória sobre a Bélgica foi suficiente para seguir em frente.

Portugal está nos quartos de final do Europeu de sub-21 após vencer a Bélgica por 2-1, com um penálti decisivo aos 89 minutos. Qualificado em segundo lugar, com quatro pontos, segue-se, agora, a Inglaterra.

A equipa das Quinas não dependia só de si e precisava que os Países Baixos não vencessem o seu jogo frente à Geórgia. E assim foi. Um empate entre neerlandeses e georgianos e uma vitória sofrida até ao fim garantiram um lugar na próxima fase.

Naquele que foi o encontro decisivo da prova, Rui Jorge pôs as fichas todas na mesa, com um onze mais ofensivo que nas duas partidas anteriores. O jogo começou com um grande ritmo de parte a parte, com várias oportunidades a surgirem, para ambas as equipas, mas nenhuma foi capaz de concretizar.No segundo tempo, a história pareceu repetir-se: Portugal entrou com vontade de ganhar e a Bélgica não ficou atrás. O golo acabou, inevitavelmente, por aparecer, para a Seleção portuguesa aos 56 minutos, após um forte remate de João Neves. O 1-0 naquele momento do jogo qualificava os lusos para os quartos, mas os belgas não se deram por derrotados.

Portugal recuou as suas linhas e o adversário aproveitou. Aos 65 minutos, um balde de água fria e o golo do empate belga. A Seleção Nacional voltou ao ataque e o ritmo do jogo voltou a acelerar com muitas oportunidades para as duas equipas. O momento decisivo da partida acabou por ser já em cima dos 90’, com a Bélgica a cometer uma grande penalidade. Tiago Dantas foi chamado a converter e, com o relógio a marcar 89 minutos, celebrou-se o 2-1 para Portugal.

Os Países Baixos e a Geórgia terminaram o jogo com um empate a uma bola, apurando Portugal para os quartos de final.

Portugal defronta agora a Inglaterra, já no próximo domingo, dia 2 de julho, às 17 horas portuguesas.

Partilhar