Futebol de praia feminino nas meias-finais
Portugal venceu a República Checa por 5-1 e garantiu um lugar entre os quatro primeiros nos Jogos Europeus.
Estão em marcha os Jogos Europeus 2023, na Polónia, e as seleções nacionais de futebol de praia feminino e masculino só sabem vencer.
Na variante feminina, Portugal já tem um lugar garantido nas meias-finais, depois de ter vencido a República Checa por 5-1 na estreia. Inês Cruz, um bis de Cristiana Costa, um autogolo checo e Melissa Gomes deram o triunfo à equipa das Quinas, que já garantiu um lugar entre as quatro melhores da Europa, uma vez que as checas já tinham perdido com a anfitriã Polónia.
Esta quinta-feira, Portugal defronta as polacas, a partir das 18 horas, para definir quem vence o grupo A, com as meias-finais agendadas para amanhã, 30 de junho, e a final a ter lugar no sábado, 1 de julho.
Na vertente masculina, a Seleção Nacional já realizou dois jogos, somando duas vitórias, mas ainda não tem a presença nas meias-finais garantida. Os comandados de Mário Narciso venceram a Espanha por 7-5 na ronda inaugural e derrotaram o Azerbaijão por 5-2 no segundo jogo.

Léo Martins bisou no triunfo sobre os azeris, com Rúben Brilhante, Bê Martins e Miguel Pintado a apontarem os restantes golos da equipa portuguesa na partida desta quarta-feira.
Com seis pontos em dois jogos, seguido por Espanha e Polónia, ambas com três pontos, Portugal vai discutir com estas duas seleções o apuramento para as meias-finais. A equipa das Quinas defronta esta quinta-feira, 29 de junho, a anfitriã Polónia a partir das 19h30. As meias-finais realizam-se na sexta-feira e a final no sábado.
Carla Couto estreou teqball em Jogos Europeus
A embaixadora do Sindicato dos Jogadores para o futebol feminino, Carla Couto, continua a fazer história no desporto nacional. Depois de ter sido eleita a Jogadora Portuguesa do Século, a antiga avançada, de 49 anos, foi a primeira lusa a competir na modalidade de teqball em Jogos Europeus.

Na primeira participação portuguesa, Carla Couto não foi além da fase de grupos, somando uma vitória e duas derrotas. A ex-futebolista perdeu com a checa Iva Burvalova no primeiro jogo por 2-0, derrotou a eslovaca Adriana Kecerova pelo mesmo resultado e perdeu com a romena Kinga Barabasi também por 2-0.
A internacional portuguesa vai ainda competir na variante de pares femininos, ao lado da compatriota Manuela Parente, este sábado.
O teqball é uma modalidade recente, tendo sido criada em 2014, e este ano faz a estreia nos Jogos Europeus. É jogado com uma bola de futebol e uma mesa curvada, semelhante à utilizada no ténis de mesa. Os atletas apenas podem jogar a bola com a cabeça, o peito e os membros inferiores, sem poderem utilizar as mãos.
Os jogos são disputados em sets, à melhor de três, sendo que cada set termina quando uma das jogadoras atingir os 12 pontos. Cada jogada vale um ponto.



