Portugal vence e continua a fazer história
Navegadoras mantêm o sonho vivo após vitória por 2-0 sobre o Vietname.
Portugal entrou para o segundo encontro da fase de grupos do Mundial feminino 2023 à procura da vitória, naquele que era, teoricamente, o jogo mais acessível.
Francisco Neto arriscou e alterou radicalmente a equipa, repetindo apenas Ana Borges, Carole Costa, Tatiana Pinto e Jéssica Silva no onze titular. Com Patrícia Morais na baliza, Lúcia Alves, Ana Borges, Carole Costa, Ana Seiça e Joana Marchão na defesa, Andreia Jacinto, Tatiana Pinto e a recuperada Kika Nazareth no meio-campo e Jéssica Silva e Telma Encarnação responsáveis pela frente de ataque, as navegadoras entraram em campo sem acusar nervosismo ou pressão.
Após duas grandes oportunidades, o golo acabou mesmo por surgir logo aos sete minutos. Telma Encarnação, assistida por Lúcia Alves, inaugurou o marcador e fica na história por ter assinado o primeiro golo de sempre de Portugal num Mundial. A seleção não tirou o pé do acelerador e o segundo tento certeiro chegou aos 21 minutos, desta feita por Kika Nazareth, após assistência de Telma Encarnação.
Com o decorrer da primeira metade, a intensidade acabou por baixar, mas Portugal recolheu aos balneários com nota 10, após uma primeira parte a um nível muito alto. Na segunda metade, as navegadoras voltaram a entrar por cima da partida, mas com intensidade inferior à da primeira parte. Ainda assim, a equipa vietnamita não foi capaz de assustar a seleção portuguesa. Um dos grandes destaques dos segundos 45’ foi, à semelhança do que aconteceu na primeira parte, o entendimento perfeito entre Kika Nazareth e Telma Encarnação, que obrigaram o Vietname a um árduo trabalho defensivo.
Apesar da insistência, o golo foi fugindo das portuguesas. Com vários remates a passarem por cima da baliza, a roçarem o poste e bolas à barra, o 2-0 começava a ser curto para as oportunidades tidas pela turma de Francisco Neto.
Aos 69’ o selecionador nacional fez as primeiras alterações com Jéssica Silva e Kika Nazareth a sair para dar lugar a Ana Capeta e Andreia Norton. A equipa continuou a pressionar o Vietname e a atacar a baliza, mas sem sucesso. Com 16 tentativas de golo apenas na segunda metade, as navegadoras acabaram por não conseguir concretizar.
Até ao final da partida entraram ainda Carolina Medes, Silvia Rebelo e Ana Rute, para substituir Telma Encarnação, Ana Seiça e Andreia Jacinto.
O jogo terminou quatro minutos para lá dos 90’ e o resultado manteve-se desde o intervalo. Com ocasiões para ganhar por uma margem maior, fica para a história uma exibição de grande qualidade e a primeira vitória de sempre de Portugal num Mundial feminino.
O próximo jogo será decisivo, frente à poderosa seleção dos Estados Unidos da América, e está marcado para dia 1 de agosto, às 8h00, horário nacional. Portugal entra em campo com três pontos, menos um que as americanas, que entram em campo tão pressionadas quanto as navegadoras.
Com uma missão hercúlea pela frente, Portugal quer continuar a fazer história, após a primeira qualificação de sempre para a fase final de um Mundial.



