Portugal entre as 10 seleções com mais jogos desde 2019


Estudo da FIFPro revela quais os países com maior carga desportiva desde o último Mundial.

Um estudo realizado pela FIFPro, em colaboração com a Football Benchmark, sobre a carga competitiva das seleções qualificadas para o Mundial 2023 revela que Portugal está entre os dez países com mais jogos realizados nos últimos quatro anos. Este relatório engloba todos os jogos realizados entre o Mundial de 2019, que teve início em junho, e maio de 2023.

A seleção portuguesa, que pela primeira vez na história se qualificou para um campeonato do Mundo, surge entre as dez formações com maior número de jogos realizados. Nestes quatro anos, as Navegadoras realizaram 45 jogos, 26 oficiais e 19 amigáveis, números que na Europa só são ultrapassados pelos Países Baixos, com quem jogaram neste Mundial, Suécia e França. De notar que as portuguesas somam mais jogos que seleções como Alemanha, Espanha ou até as campeãs europeias (Inglaterra).

A nível global, a seleção com mais jogos realizados neste intervalo de tempo foi a dos Estados Unidos da América, também adversário das portuguesas no Campeonato do Mundo, com 65 jogos em apenas 16 oficiais, seguido de Brasil com 53 partidas realizadas e Países Baixos e Zâmbia, ambos com 51 jogos. De salientar que apesar do mesmo número de encontros, as neerlandesas realizaram 26 jogos oficiais face a 38 das zambianas. À frente de Portugal estão ainda as seleções das Filipinas, Austrália e Canadá.

Se as neerlandesas e as americanas seguiram para o Mundial com mais jogos de preparação que as portuguesas, o mesmo não aconteceu com a seleção do Vietname, que apesar dos 36 jogos oficiais realizados, disputaram apenas quatro amigáveis.

O aumento de jogos da seleção portuguesa pode e deve ser visto como um sinal de progresso e evolução da mesma, demonstrando que as Navegadoras chegam cada vez mais longe nas competições em que estão envolvidas.

Partilhar