António Silva no topo dos jovens mais preparados para jogar nas big-5


Central português lidera lista de 100 jogadores a nível mundial.

O Observatório do Futebol (CIES) apresentou uma lista de 100 jogadores, nascidos de 2002 para a frente, que, apesar de ainda não estarem a jogar num clube das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), se encontram preparados para dar esse passo, de acordo com a sua experiência.

A liderar a lista está o central português do SL Benfica, António Silva. Nascido em 2003, o CIES considera-o o jovem mais bem preparado e com maiores argumentos para se juntar a um clube de topo mundial.

Aliás, o Observatório do Futebol estima que o seu valor de mercado seja de 102,5 milhões de euros neste momento. Assim, o jovem português surge à frente de Georgiy Sudakov, do Shakhtar Donetsk, avaliado em 35,6 milhões de euros, e de Pablo Maia, do São Paulo FC, com um valor estimado de 17,4 milhões de euros.  

Este estudo baseia-se no tempo de jogo e no nível de competição das partidas disputadas por estes jogadores. A titularidade indiscutível de António Silva, quer nas competições internas, quer na Liga dos Campeões são dois dos fatores que colocam o central no topo da lista.

No top-100 constam ainda o português André Amaro, avaliado em 8,9 milhões de euros, e o sportinguista Ousmane Diomande, com um valor estimado de 14,2 milhões de euros.

Partilhar