João Pinto homenageado com o prémio One Club Man Award
Antigo internacional português fez toda a carreira como sénior no FC Porto.
O Athletic Club de Bilbao decidiu homenagear o antigo internacional português João Pinto, por ter representado um único clube na carreira como sénior, o FC Porto.
Distinguido com o prémio One Club Man Award, o antigo lateral direito representou a Seleção Nacional AA em 70 ocasiões, pela qual marcou um golo e tendo jogado a fase final do Euro 1984.
Foram 18 épocas consecutivas como sénior ao serviço do FC Porto, durante as quais João Pinto conquistou 24 títulos: uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia, nove campeonatos nacionais, quatro Taças de Portugal e oito Supertaças Cândido de Oliveira.
Em termos de jogos, o antigo capitão dos dragões realizou 587 partidas pelos azuis e brancos, tendo marcado 20 golos.
“Sinto-me honrado e ao mesmo tempo muito feliz. E a partir de hoje, o Athletic vai ter mais um adepto em Portugal. O facto de ser reconhecido internacionalmente ao fim de tantos anos é algo que me deixa muito feliz. É um motivo de satisfação porque é um prémio que o Athletic atribui a jogadores que passaram a vida no mesmo clube. Estou muito feliz por isso e grato pela homenagem que me prestam”, disse João Pinto, quando foi distinguido.
O antigo jogador do FC Porto justificou o porquê de hoje ser mais raro os jogadores continuarem no mesmo clube por muitos anos: “Não sei como é em Espanha, mas em Portugal e falo pelo FC Porto, é muito difícil conseguir jogadores que joguem muitos anos no mesmo clube, neste caso no FC Porto. Julgo e penso que o futebol de hoje é diferente do que era há 30 anos. Hoje, compra-se por dez milhões de euros, para pensar em amanhã vender por 20. Isso torna difícil os bons jogadores continuarem nos mesmos clubes durante muitos anos.”
Assinalamos a fidelidade do antigo internacional português a um só clube, algo pouco comum nos dias que correm.



