Benfica e SC Braga no playoff da Liga Europa


Resultados da última jornada da Liga dos Campeões permitem às equipas portuguesas continuarem nas competições europeias.

O Benfica e o SC Braga vão estar no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, depois dos resultados registados na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2023/24.

Na Áustria, o Benfica precisava de vencer o Salzburg por dois golos de diferença para conseguir a vaga na Liga Europa e foi o que aconteceu. Aos 32 minutos, de canto direto, Di María colocou a equipa portuguesa em vantagem, que foi ampliada por Rafa Silva, o único jogador português a marcar na noite europeia, em cima do intervalo.

Sucic ainda deu esperança ao Salzburg à passagem do minuto 57, reduzindo para 2-1, mas foi já em período de compensação e perto do apito final que o recém-entrado Arthur Cabral selou a passagem do Benfica para a Liga Europa, fazendo o 3-1 final, favorável à equipa portuguesa.

Em Nápoles, o SC Braga também precisava de vencer por dois golos, mas para avançar para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O resultado foi 2-0, mas favorável à equipa italiana. Um autogolo de Serdar Saatçi, aos nove minutos, colocou os napolitanos em vantagem, que foi ampliada por Victor Osimhen aos 33’.

Na segunda parte não houve golos e, beneficiando da vitória do Real Madrid por 3-2 na visita ao Union Berlin, que teve Diogo Leite como totalista, o SC Braga garantiu, ainda assim, a presença no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Nos restantes jogos do dia a envolver jogadores portugueses, destaque para a qualificação histórica do Copenhaga, de Diogo Gonçalves, para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O jogador português foi titular e jogou 67 minutos na vitória por 1-0 sobre o Galatasaray, que contou com Sérgio Oliveira a partir dos 77’.

Para o mesmo grupo, em Inglaterra, o Manchester United, que contou com Diogo Dalot e Bruno Fernandes a tempo inteiro, foi derrotado por 1-0 pelo Bayern Munique, com Raphaël Guerreiro a entrar no jogo aos 90’. Os ingleses acabaram afastados das competições europeias.

Finalmente, no grupo B, Cédric Soares foi titular e jogou 61 minutos no empate do Arsenal a uma bola em casa do PSV Eindhoven e o Lens, que teve David da Costa desde o início e substituído aos 72 minutos, venceu o Sevilla por 2-1, resultado que garantiu aos franceses a presença no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Esta quarta-feira será a vez de entrar em campo o FC Porto, no Estádio do Dragão, para defrontar os ucranianos do Shakhtar Donetsk. À equipa portuguesa bastará o empate para conseguir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Em caso de derrota, os portistas juntar-se-ão a Benfica, SC Braga e Sporting no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Partilhar