FC Porto nos oitavos de final
Dragões estão na fase a eliminar pela sexta vez nos últimos dez anos.
O FC Porto garantiu esta quarta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões 2023/24, ao vencer o Shakhtar Donetsk por 5-3, no Estádio do Dragão.
A equipa portuguesa colocou-se cedo em vantagem no marcador, com um golo de Galeno aos nove minutos. O Shakhtar Donetsk viria a empatar por Sikan, aos 29’, numa jogada que gerou alguma confusão, uma vez que o árbitro assistente assinalou fora de jogo antes de a bola entrar na baliza do FC Porto, mas após revisão do videoárbitro, o lance acabaria por ser validado.
Ainda assim, o FC Porto foi para o intervalo a vencer, depois de Galeno ter bisado aos 43’. Na segunda parte houve tempo para mais cinco golos. Mehdi Taremi fez o 3-1 para os dragões e o Shakhtar reduziu a diferença para 3-2, num lance em que a bola embate em Stephen Eustáquio antes de entrar na baliza defendida por Diogo Costa.
Aos 76 minutos, momento histórico no Dragão. O capitão Pepe fez o 4-2 e reforçou o estatuto de jogador mais velho a marcar na Liga dos Campeões, agora com 40 anos e 303 dias. Um minuto depois de entrar em campo e na primeira vez em que tocou na bola, Francisco Conceição fez o quinto golo para o FC Porto e Eguinaldo estabeleceu o resultado em 5-3, aos 88’.
Com 12 pontos, fruto de quatro vitórias em seis jogos, o FC Porto apurou-se para os oitavos de final no segundo lugar do grupo H, com a mesma pontuação do líder Barcelona. Na primeira eliminatória da fase a eliminar, cujo sorteio se realiza às 11 horas da próxima segunda-feira, os portistas vão defrontar uma destas equipas: Bayern Munique, Borussia Dortmund, Manchester City, Arsenal, Real Madrid, Atlético de Madrid ou Real Sociedad.
Nos outros jogos do dia, destaque para a representação lusa. João Cancelo foi lançado aos 60 minutos, mas não evitou a surpreendente derrota do Barcelona em casa do Royal Antwerp (3-2). Na Escócia, Paulo Bernardo entrou aos 19 minutos na vitória do Celtic sobre o Feyenoord por 2-1 e em Inglaterra, Rafael Leão foi titular e substituído aos 88’ no triunfo do Milan por 2-1 perante o Newcastle. Apesar da vitória, os italianos caíram para a Liga Europa, podendo vir a ser um dos adversários do Sporting na próxima fase.
Na Alemanha, Vitinha foi totalista no empate a uma bola entre o Paris Saint-Germain e o Dortmund, resultado suficiente para ambas as equipas avançarem para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Por fim, no grupo G, Fábio Carvalho foi totalista na vitória do Leipzig por 2-1 sobre o Young Boys, que contou com Joël Monteiro a partir dos 62 minutos. Na Sérvia, o Manchester City venceu o Estrela Vermelha por 3-2, num jogo em que o titular Matheus Nunes fez uma assistência para golo, sendo substituído pelo compatriota Bernardo Silva ao minuto 83.



