Conclusões dos relatórios do projeto SPORT4E apresentadas
Sindicato dos Jogadores integra iniciativa que promove a educação para a empregabilidade.
No âmbito do projeto Erasmus+ "Sport4E - Skills through sport for Employability and Entrepreneurship" (“Sport4E - Competências através do desporto para a Empregabilidade e o Empreendedorismo”) foram recentemente publicados dois relatórios, um sobre as competências empresariais de jovens atletas e um outro sobre a capacidade dos treinadores desportivos para utilizarem o desporto como ferramenta para o desenvolvimento de aptidões e competências funcionais para o mercado de trabalho.
O projeto Erasmus+ “Sport4E”, no qual o Sindicato dos Jogadores é um dos parceiros internacionais, é coordenado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e o seu principal objetivo é promover a educação no e através do desporto, com um enfoque específico no desenvolvimento de competências, apoiando simultaneamente a aplicação das orientações da União Europeia sobre a carreira dual dos atletas.
O projeto visa reforçar a capacidade dos jovens atletas e das principais figuras do mundo do desporto, incluindo treinadores, educadores, gestores desportivos e clubes, através do desenvolvimento das suas competências profissionais e empresariais.
No relatório sobre as competências empresariais de jovens atletas verificou-se que os atletas possuem um conjunto diversificado de competências altamente valorizadas no mercado de trabalho. Este conjunto engloba capacidades cognitivas, como o pensamento crítico e a resolução de problemas, competências práticas, como a proficiência digital, e competências transversais essenciais, como a liderança, a comunicação e o relacionamento interpessoal.
O questionário realçou ainda as aptidões e competências dos atletas em áreas-chave como a responsabilidade, a autonomia e a adaptabilidade. A lacuna identificada entre as suas competências atuais e as exigências do mercado realça a necessidade de intervenções estratégicas. Com o apoio e a educação adequados, os atletas podem fazer uma transição sem problemas das suas carreiras desportivas para atividades empresariais, contribuindo assim para o crescimento global, a inovação e o impacto económico positivo.
No relatório sobre a capacidade dos treinadores desportivos para utilizarem o desporto como ferramenta para o desenvolvimento de aptidões e competências funcionais para o mercado de trabalho verificou-se que existe uma disparidade significativa entre a perceção dos treinadores desportivos e dos profissionais de recursos humanos, relativamente às aptidões e competências relevantes para o mercado de trabalho.
Foi revelada uma lacuna crítica entre as competências empresariais de que os atletas necessitam para entrar com êxito no mercado de trabalho e o seu atual conjunto de competências. Embora os atletas exibam atributos valiosos, como a disciplina e o trabalho de equipa, é reconhecida a necessidade de uma gama mais vasta de aptidões e competências empresariais, como o trabalho em rede e a literacia financeira.
Os treinadores e instrutores desportivos desempenham um papel crucial na resolução desta lacuna, identificando os conjuntos de aptidões e competências em falta e proporcionando uma formação adaptada. A investigação sublinha a importância de oferecer programas de formação orientados para o desenvolvimento de aptidões e competências empresariais a par das capacidades atléticas.



