Protocolo histórico para os jogadores e a arbitragem


Sindicato e órgão federativo uniram esforços para aumentar o campo de recrutamento.

No mês em que terminaram a generalidade das competições oficiais relativas à época 2022/23, o Sindicato dos Jogadores e o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol celebraram um acordo histórico para o futuro dos jogadores e da arbitragem.

As duas entidades assinaram um protocolo que permite aos jogadores no ativo e ex-jogadores acederem à carreira de árbitro, através da participação no curso de nível 0.

No Campus do Jogador, mais de uma centena de pessoas com mais de 60 anos participaram num evento de Walking Football, promovido pelo Sindicato, para incentivar a prática de atividade física e um estilo de vida saudável entre os mais velhos.

Ao nível internacional, maio ficou marcado pela realização da Assembleia-Geral da Divisão Europa da FIFPro, na Roménia, que elegeu o francês David Terrier como novo presidente deste órgão. Teve igualmente lugar a primeira reunião do projeto europeu SPORT4E, do qual faz parte o Sindicato dos Jogadores, que se realizou no Porto.

No campo meramente desportivo, maio foi o mês em que ficaram definidas as decisões dos vencedores das ligas nacionais. O Benfica sagrou-se campeão masculino e feminino de futebol, o Moreirense e o Farense garantiram o regresso à Primeira Liga e a União de Leiria e o Belenenses subiram à Liga 2. No futebol feminino, o Famalicão venceu, pela primeira vez, a Taça de Portugal.

Lá fora, foram 29 os jogadores e jogadoras portugueses que conquistaram títulos, com destaque para a conquista da Liga Inglesa, por parte de Rúben Dias e Bernardo Silva, pelo Manchester City. João Cancelo foi campeão na Alemanha e Nuno Mendes, Danilo Pereira, Renato Sanches e Vitinha venceram a Liga Francesa. Mário Rui foi campeão italiano pelo Napoli.

O fim de época corresponde também a despedidas dos relvados. Silvestre Varela, Rafael Bracali, Sílvio e Artur Moreira penduraram as chuteiras. Foi também no mês de maio que o médio João Mário, do Benfica, deu por encerrado o seu percurso na Seleção Nacional.

Partilhar