Rúben Dias e Bernardo Silva no World 11


Internacionais portugueses na equipa do ano, eleita pelos jogadores de todo o mundo.

Mais de 22 mil jogadores profissionais de todo o mundo, incluindo cerca de 500 futebolistas em Portugal, elegeram o melhor onze do ano e há dois internacionais lusos na equipa ideal de 2023: Rúben Dias e Bernardo Silva.

Se o defesa central da Seleção Nacional repete a presença de 2021, para Bernardo trata-se de uma estreia entre os melhores, numa eleição feita pelos colegas de profissão.

A FIFPro divulgou os jogadores que receberam mais votos por setores e Rúben Dias destaca-se por ter sido o defesa mais votado. Courtois foi o guarda-redes que recebeu mais votos, Kevin De Bruyne o médio mais votado, com Bernardo Silva na terceira posição deste setor, e Erling Haaland foi o avançado e também o jogador com mais votos recebidos.

Numa votação promovida pelo sindicato mundial de jogadores – FIFPro – e organizada pelo Sindicato dos Jogadores em Portugal, o World 11 é o único prémio atribuído exclusivamente pelos futebolistas, à escala global.

Criado em 2005, o World 11 vai na sua 19.ª edição, sendo que este ano participaram nesta eleição mais de 22 mil jogadores de 68 países, incluindo Portugal.

Cada jogador elegeu três guarda-redes, três defesas, três médios e três avançados para a melhor equipa do ano, sendo que no final foram selecionados um guarda-redes, três defesas, três médios, três avançados e o 11.º jogador mais votado entre todas as posições.

O Manchester City está em clara maioria na melhor equipa do ano, com seis jogadores, seguido do Real Madrid (três), Paris Saint-Germain (um) e Inter Miami (um). Quanto a países, a seleção mais representada no World 11 é a Inglaterra, com três, seguida de Portugal e Bélgica, ambos com dois. Brasil, França, Argentina e Noruega colocam um jogador.

Eis a melhor equipa do mundo de 2023, para os jogadores:

Guarda-redes: Thibaut Courtois (Real Madrid e Bélgica);
Defesas: Rúben Dias (Manchester City e Portugal), Kyle Walker (Manchester City e Inglaterra) e John Stones (Manchester City e Inglaterra);
Médios: Kevin De Bruyne (Manchester City e Bélgica), Jude Bellingham (Real Madrid e Inglaterra) e Bernardo Silva (Manchester City e Portugal);
Avançados: Erling Haaland (Manchester City e Noruega), Lionel Messi (Inter Miami e Argentina), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain e França) e Vinícius Júnior (Real Madrid e Brasil).

Partilhar