Portugal foi o segundo país que mais encaixou em janeiro


Dados constam no último relatório de transferências da FIFA.

A FIFA divulgou os números das transferências de jogadores realizadas, a nível mundial, no mercado de inverno deste ano e Portugal surge no pódio dos países que mais receitas encaixaram com a venda de jogadores.

O nosso país surge na segunda posição, apenas superado pelo Brasil, com um encaixe de 123,4 milhões de euros, resultantes da transferência de 118 jogadores. A venda mais lucrativa foi a de Petar Musa, do Benfica para os norte-americanos do FC Dallas, por 10 milhões de euros.

Em termos globais, houve 4.716 transferências no mercado de inverno, o que constitui um novo recorde, superando o número registado em 2023, que foi de 4.686 jogadores transferidos.

No que aos gastos diz respeito, os clubes portugueses ficaram na décima posição, pagando 38,7 milhões de euros pela contratação de 252 jogadores. Segundo o relatório da FIFA, 60,6% das transferências que se realizaram neste inverno envolveram jogadores livres, seguindo-se os empréstimos (14,8%), as transferências definitivas (14,2%) e os regressos após cedência (10,4%).

Se os clubes brasileiros foram os que mais encaixaram (234,6 milhões de euros), os franceses foram os que mais gastaram (272 milhões de euros).

A transferência mais avultada deste mercado foi a de Vítor Roque, do Athletico Paranaense para o Barcelona, por 40 milhões de euros. Em Portugal, a contratação mais cara em janeiro foi a de Marcos Leonardo, com o Benfica a pagar 18 milhões de euros ao Santos.

Partilhar