Sporting e Benfica em vantagem no playoff


Leões e águias mais perto dos oitavos de final da Liga Europa, SC Braga em desvantagem.

Duas das três equipas portuguesas presentes no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa 2023/24 estão mais perto da próxima fase da competição.

Na Suíça, o Sporting venceu o Young Boys por 3-1 e em Lisboa, o Benfica derrotou o Toulouse por 2-1. Em sentido contrário, o SC Braga perdeu em casa com o Qarabag por 4-2.

Em Berna, apesar do relvado sintético, o Sporting confirmou o favoritismo e a superioridade sobre o Young Boys, seguindo para intervalo a vencer por 2-1, depois de um autogolo de Amenda aos 31 minutos e de uma grande penalidade convertida por Viktor Gyökeres. Aos 42’, Ugrinic reduziu a diferença no marcador. No arranque do segundo tempo, Gonçalo Inácio, de cabeça, estabeleceu o resultado em 1-3, aos 48’, e a partir daí o Sporting controlou o jogo e a vantagem de dois golos com que parte para a segunda mão.

No Estádio do Sport Lisboa e Benfica, o jogo foi mais equilibrado, tal como demonstra o resultado. Ao intervalo, Benfica e Toulouse estavam empatados a zero e os golos surgiram apenas na última metade da segunda parte. Di María, aos 67’ e 90+8’, marcou, de grande penalidade, os dois golos do Benfica, com Desler a marcar para os franceses aos 75 minutos.

Em Braga, o líder destacado do campeonato do Azerbaijão, Qarabag, surpreendeu a equipa portuguesa, vencendo por 4-2. Jankovic, de grande penalidade, colocou os azeris a vencer aos 20 minutos, e o regressado da CAN, Simon Banza, repôs a igualdade antes do intervalo (44’). Em apenas 15 minutos, o Qarabag marcou mais três golos. Zoubir bisou (54’ e 69’) e o bem conhecido do futebol português Juninho, que já representou o Chaves, marcou aos 66’. Antes do apito final, João Moutinho ainda conseguiu amenizar a derrota dos minhotos, numa grande penalidade convertida aos 90+1’. O SC Braga terá agora de recuperar de uma desvantagem de dois golos para conseguir o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa.

Nos outros jogos do dia, a contar para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, houve dois jogadores portugueses em campo. Em França, David da Costa foi titular e jogou 72 minutos no empate a zero do Lens com o Freiburg. Já em Itália, Rafael Leão esteve em destaque ao marcar o golo da semana da Liga Europa, na vitória por 3-0 sobre o Rennes.

Na próxima quinta-feira, dia 22, realiza-se a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. A partir das 17h45, o Benfica visita o Toulouse e o SC Braga desloca-se ao terreno do Qarabag e às 20 horas, o Sporting recebe o Young Boys, em Alvalade.

Partilhar