“Valorizar os jovens é muito importante para a nossa estabilidade”


Chiquinho, do Famalicão, recebeu o prémio de Melhor Jovem de janeiro da Primeira Liga.

O avançado Chiquinho, do Famalicão, recebeu o prémio de Melhor Jovem de janeiro da Primeira Liga, atribuído pelo Sindicato dos Jogadores.

João Paulo, em representação do Sindicato, entregou o troféu ao extremo de 24 anos, que se encontra nos famalicenses por empréstimo dos ingleses do Wolverhampton.

Em declarações ao site do Sindicato dos Jogadores, Chiquinho sublinhou a importância desta distinção: “Antes de mais, agradeço ao Sindicato por esta iniciativa de valorizar os jovens, que é muito importante para a nossa estabilidade mental. Agradeço também ao Famalicão, por me dar a oportunidade de voltar a Portugal e fazer o que eu mais gosto, e à minha família e aos meus colegas, que sempre me apoiaram nestes últimos meses, que foram importantes para voltar a ganhar confiança e valorizar-me.”

Eleito pelos jornalistas, ex-jogadores que fazem parte do Sindicato e público em geral, Chiquinho deixou uma promessa para o futuro: “Este prémio é muito importante porque valoriza o meu trabalho. Saber que pessoas que percebem de futebol, e me acompanham, me indicaram como melhor jovem do mês de janeiro é valoroso, para continuar a trabalhar.”

O jovem avançado reconhece que os colegas foram importantes para o seu desenvolvimento como jogador: “A ver os outros também ser aprende e aprendi muito com os meus colegas. Ensinaram-me muito e isso é fundamental. Quando competimos com os melhores, tudo se torna mais fácil.”

Recorde-se que Chiquinho foi eleito o Melhor Jovem de janeiro da Primeira Liga com 14,8% dos votos, seguido por João Neves, do Benfica, com 10,55%, e por Gonçalo Inácio (Sporting), que conquistou 10,45% das preferências.

O Melhor Jovem do mês da Primeira Liga é encontrado através do valor médio das pontuações dadas pelos três diários desportivos – A Bola, O Jogo e Record - no período correspondente à votação (ponderação final de 60%), das escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato, formada pelos ex-jogadores Anselmo, João Paulo, José Carlos, Rebelo, Tiago Pereira e Tozé (ponderação final de 20%) e da votação online realizada em www.sjogadores.pt (ponderação final de 20%).

São considerados elegíveis os jogadores nascidos depois do dia 1 de janeiro de 2000, inclusive (com 23 ou menos anos de idade no início do ano civil em que arranca a época desportiva), e que tenham nacionalidade portuguesa.

Foto: FC Famalicão.

Partilhar