Sindicato promoveu formação sobre scouting em contexto sénior de alto rendimento
João Luís Afonso apresentou as ferramentas necessárias para executar a função de scout.
O Sindicato dos Jogadores promoveu esta segunda-feira, 4 de março, uma ação de formação online sobre scouting em contexto sénior de alto rendimento, com a duração de duas horas e dirigida a jogadores de futebol, treinadores, scouts e outros técnicos no ativo.
Esta formação, que contou com 110 formandos, teve como objetivo identificar os campos de ação e ferramentas necessárias para executar a função de scout no futebol de alto rendimento, tendo como formador o scout João Luís Afonso.
Chief Scout da Federação de Futebol do Qatar e CEO da SAME Sports, João Luís Afonso já trabalhou como diretor de recrutamento e Chief Scout no FC Porto, Antalyaspor, Paris Saint-Germain e Al Nassr FC.
Nesta formação, foi apresentado como se organiza um departamento de prospeção e como o scout se enquadra na dinâmica e política desportiva de um clube e destacadas as ferramentas e estratégias para a prospeção de jogadores ao vivo e à distância.
Num mercado cada vez mais dinâmico, o departamento de scouting assume uma preponderância tanto maior, quanto maior for o nível competitivo da equipa em causa, uma vez que conseguir identificar o jogador ideal nas melhores condições de negócio é essencial para a sustentabilidade de um clube profissional.



