Aursnes é o jogador com mais jogos em 2023/24, a nível mundial


Médio do Benfica já esteve em 50 partidas oficiais na presente temporada.

A plataforma “Player Workload Monitoring” da FIFPro atualizou esta quinta-feira a lista dos jogadores de todos os campeonatos com mais jogos e minutos cumpridos na época 2023/24 e há um futebolista da Liga portuguesa que se destaca.

Fredrik Aursnes, do Benfica, lidera a lista de 1.800 jogadores de todo o mundo com mais jogos na presente temporada. Segundo os dados apresentados, o norueguês participou em 50 partidas oficiais e soma 4.369 minutos de utilização, desde o início da temporada até ao dia 25 de fevereiro.

Recorde-se que na terça-feira, Aursnes anunciou a retirada da seleção da Noruega, aos 28 anos, depois de o francês Raphaël Varane ter tomado a mesma decisão no ano passado, aos 29 anos.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, alerta para os efeitos da sobrecarga competitiva no bem-estar dos futebolistas:

“A FIFPro tem evidenciado, com dados concretos, os efeitos que a sobrecarga competitiva provoca nos jogadores. Neste último relatório, embora já tivéssemos exemplos anteriores de jogadores portugueses a liderar o ranking do número de jogos, surpreende que o jogador que leva o maior número de jogos compita no campeonato português.

São cada vez mais os jogadores que, face à sobreposição de competições e ausência de períodos de paragem, tomam a decisão de renunciar à Seleção ou antecipam o final de carreira.

O Aursnes comunicou recentemente essa renúncia à seleção da Noruega, mas outros jogadores de elite já o tinham feito, como por exemplo Varane, em França, por considerarem simplesmente demasiada a sobrecarga competitiva e o impacto físico e mental que acarreta.

É um tema que carece de reflexão urgente e medidas concretas, numa matéria (a dos quadros competitivos) em que a voz do jogador não tem sido respeitada.”

Partilhar