FC Porto vence Taça de Portugal pelo terceiro ano seguido
Dragões derrotaram o Sporting por 2-1, após prolongamento.
Pelo terceiro ano consecutivo, o FC Porto foi rei na prova rainha do futebol português e conquistou a Taça de Portugal, a 20.ª da sua história.
Para não quebrar a tradição de finais de Taça entre FC Porto e Sporting, no Jamor, a sexta final entre as duas equipas também foi decidida após o tempo regulamentar, tal como tinha acontecido nas cinco finais anteriores entre os dois emblemas.
O Sporting foi a primeira equipa a marcar, por intermédio do neerlandês Jeremiah St. Juste, aos 20’, na sequência de um pontapé de canto. Cinco minutos depois, Evanilson, o melhor marcador da Taça de Portugal 2023/24, anulou a vantagem dos leões e restabeleceu a igualdade.
Um dos momentos do jogo surgiu aos 30 minutos quando Jeremiah St. Juste recebeu ordem de expulsão por parte do árbitro Fábio Veríssimo, depois de ter derrubado Galeno à entrada da área, quando este seguia isolado para a baliza.
Com o Sporting reduzido a dez unidades, o jogo baixou de intensidade e o marcador manteve-se inalterado até ao final do tempo regulamentar. No prolongamento, a história do jogo mudou aos 100 minutos, quando o guarda-redes leonino Diogo Pinto derrubou o avançado Evanilson na grande área, com o árbitro a assinalar grande penalidade. Chamado a converter, Mehdi Taremi não desperdiçou e deu a terceira Taça de Portugal consecutiva ao FC Porto.
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, felicita o FC Porto pela conquista da Taça de Portugal 2023/24:
“Capitão de equipa, demais jogadores, equipa técnica e administração do Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD,
Em meu nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores, quero felicitar-vos pela conquista da Taça de Portugal 2023/24.
Num jogo muito disputado, como é sempre a final desta competição, destaco a entrega de todos os jogadores do FC Porto, que conseguiram escrever mais uma página de sucesso na história do clube.
Permitam-me, ainda, felicitar e enaltecer o fair play entre os jogadores das duas equipas, que culminou com a guarda de honra feita pelos jogadores do Sporting CP no momento da entrega do troféu. Gestos que devem ser enaltecidos e que enobrecem vencidos e vencedores, por se sobreporem à rivalidade clubística.
Parabéns a todos por esta conquista.”



