Portugal entra a vencer
Seleção Nacional derrotou a República Checa, numa noite de sonho para Francisco Conceição.
Portugal venceu a República Checa por 2-1 no arranque do Euro 2024, depois de ter estado a perder. Um autogolo e um remate certeiro de Francisco Conceição garantiram à Seleção Nacional os três pontos inaugurais.
Sempre por cima do jogo e mais perigosos que os checos, a verdade é que os portugueses não conseguiram chegar perto do golo durante os primeiros 45 minutos. Depois do intervalo, e contra a corrente do jogo, os checos foram até à baliza de Diogo Costa e não facilitaram. Estava feito o primeiro golo da noite, por Lukas Provod.
A vantagem durou apenas sete minutos, até uma infelicidade de Hranác devolver a igualdade ao marcador. O autogolo do central da República Checa deu uma nova vida a Portugal, que nunca desistiu da vitória.
A verdade é que o segredo estava no banco. Gonçalo Inácio entrou aos 63', com Diogo Jota e, já aos 89 minutos, Roberto Martinez fez uma tripla alteração, lançando Nélson Semedo, Francisco Conceição e Pedro Neto no jogo. Já nos descontos, foram estes que fizeram a diferença. O lateral recuperou uma bola no meio-campo defensivo português, Inácio fez o passe longo para Pedro Neto que por sua vez assistiu Francisco Conceição que, na cara do golo, não hesitou. A vitória ficou selada com um golo que tornou a estreia de Conceição num sonho bem real.
Segue-se agora a Turquia, que venceu a Geórgia por 3-1, no próximo sábado, dia 22 de junho, às 17h00.



