Cristiano Ronaldo e Pepe na história dos Europeus


Internacionais portugueses lideram listas de recordes.

Ao serem titulares por Portugal no primeiro jogo do Euro 2024, diante da República Checa, Cristiano Ronaldo e Pepe entraram para a história dos Campeonatos da Europa de futebol.

O capitão da Seleção Nacional tornou-se no primeiro futebolista a jogar em seis Europeus diferentes: 2004, 2008, 2012, 2016, 2020 (realizado em 2021, devido à Covid-19) e 2024. Ronaldo é, também, o jogador com mais golos (14) e jogos (26) em fases finais de Europeus.

Seguem-se a Cristiano Ronaldo o internacional croata Luka Modric e o português Pepe, ambos com cinco presenças em Europeus.

Com quatro participações em Campeonatos da Europa constam nomes históricos como Lilian Thuram, Lukas Podolski, Gianluigi Buffon, Edwin van der Sar, Bastian Schweinsteiger, Alessandro Del Piero e Zlatan Ibrahimovic, havendo espaço neste lote para outro português ainda no ativo: João Moutinho.

No parâmetro dos jogadores mais velhos a jogar em Europeus de futebol, a partir desta terça-feira, 18 de junho, a lista passou a ser liderada por um internacional português.

Aos 41 anos e 113 dias, Pepe é, agora, o mais veterano de sempre a jogar em Campeonatos da Europa, batendo o anterior recorde que pertencia ao guarda-redes húngaro Gábor Király, que participou no Euro 2016 com 40 anos e 86 dias.

Partilhar