Morreu Sven-Göran Eriksson
Antigo treinador sueco, que trabalhou cinco épocas em Portugal, tinha 76 anos.
Faleceu esta segunda-feira Sven-Göran Eriksson, antigo treinador de futebol, com 76 anos.
Eriksson passou pelo futebol português enquanto técnico do SL Benfica de 1982 a 1984 e de 1989 a 1992. O treinador venceu cinco troféus nacionais em cinco anos em Portugal com três títulos de campeão, uma Supertaça e uma Taça de Portugal, tendo mesmo feito a dobradinha na época de 1982/83.
O antigo treinador venceu ainda um Campeonato, duas Supertaças e quatro Taças de Itália, uma Liga e duas Taças da Suécia e uma League Two a nível nacional. Internacionalmente, venceu uma Taça UEFA com o Goteborg e uma Taça das Taças e uma Supertaça Europeia com a Lazio.
Acarinhado em todos os locais por onde passou, Sven-Göran Eriksson deixa para trás um legado enquanto figura consensual e incontornável do futebol.
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, endereça as mais sentidas condolências pelo falecimento do treinador sueco:
"Quero em nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores manifestar o mais profundo pesar pela morte de Sven-Göran Eriksson.
Sendo inequívoco aquilo que deu ao futebol, não apenas pelo que fez ao longo da carreira, com destaque para os cinco títulos no futebol português, mas pela forma como marcou diferentes gerações, hoje é um dia particularmente triste.
Tive a oportunidade de o encontrar em abril deste ano, na homenagem que o SL Benfica devidamente lhe prestou, com a presença dos seus antigos jogadores.
A família do futebol certamente não esquecerá este treinador emblemático. Um exemplo de integridade pessoal e desportiva, conhecedor do poder transformador do futebol na sociedade.
Uma figura incontornável que a saúde traiu, mas que nunca perdeu a boa disposição.
Deixo um abraço à família e muitos amigos que deixa.”



