Sete apurados eliminaram equipas de escalão superior


Lusitano GC foi a principal surpresa ao afastar Estoril, três escalões acima.

Está concluída a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Dos 32 apurados, o principal destaque vai para as sete equipas que eliminaram adversários de divisões superiores.

A principal surpresa foi mesmo o Lusitano GC, do Campeonato de Portugal, que eliminou o Estoril, da Primeira Liga. Os eborenses venceram por 4-3, no desempate por grandes penalidades, depois de uma igualdade a zero no final do tempo regulamentar e do prolongamento.

Além do Estoril, houve mais duas equipas da Primeira Liga que caíram na terceira ronda da Taça. O Boavista foi eliminado pelo Varzim, da Liga 3, e o Nacional foi derrotado pela União de Leiria, da Liga 2.

Nos restantes duelos, houve mais quatro equipas eliminaram adversários de escalões superiores. Esta segunda-feira, o Lusitânia, último classificado da série B da Liga 3, afastou o Penafiel, líder da Liga 2, após prolongamento. No fim de semana, o Oliveira do Hospital (Liga 3) já tinha eliminado o Mafra (Liga 2), o Tirsense (Campeonato de Portugal) afastou o Caldas (Liga 3) e o Elvas (Campeonato de Portugal) deixou o Torreense (Liga 2) pelo caminho.

Dos 32 apurados, 15 são da Primeira Liga, quatro da Liga 2, seis da Liga 3 e sete do Campeonato de Portugal. O sorteio da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, que corresponde aos 16 avos de final da prova, realiza-se esta quarta-feira, 23 de outubro, em hora a definir.

À partida para o sorteio, há já uma certeza. Pelo menos uma equipa de escalões inferiores estará nos oitavos de final da prova rainha do futebol português, uma vez que em 16 jogos estarão presentes 15 equipas da Primeira Liga.

Eis a lista dos apurados para a 4.ª eliminatória da Taça, por escalão competitivo:

Primeira Liga: Sporting, Benfica, FC Porto, SC Braga, Vitória SC, Moreirense, Arouca, Famalicão, Casa Pia, Farense, Rio Ave, Gil Vicente, Estrela da Amadora, Santa Clara e AVS;
Liga 2: Chaves, União de Leiria, Leixões e Alverca;
Liga 3: Varzim, Amarante, São João de Ver, SC Covilhã, Oliveira do Hospital e Lusitânia;
Campeonato de Portugal: Brito, Tirsense, Vila Real, Cinfães, Rebordosa, Elvas e Lusitano GC.

Partilhar