Portugal lidera no tempo de descanso antes dos jogos europeus
Dados do Observatório da Liga Portugal colocam os clubes nacionais no topo do ranking europeu.
A densidade competitiva tem sido um dos temas mais discutidos nos últimos tempos, na sequência do alargamento das provas europeias.
O Barómetro e Observatório da Liga Portugal publicou esta terça-feira um estudo sobre o tempo de descanso dos clubes que participam nas competições europeias antes dos jogos internacionais, no que ao top-10 do ranking da UEFA diz respeito, e Portugal lidera a lista dos países com menos jogos num espaço inferior a 72 horas e maior período de descanso.
Os cinco clubes portugueses que participam nas provas da UEFA na época 2024/25 apresentam uma média de 2,2 jogos com um descanso inferior a três dias, antes dos encontros europeus. Os países que se seguem com menor sobrecarga neste espaço de tempo são a França (média de 3 jogos) e a Itália (3,3).
No sentido oposto, República Checa (7,8 jogos) e Bélgica (7,2) são os campeonatos do top-10 europeu que apresentam um maior número de jogos antes das provas internacionais, entre as equipas que estão nas competições da UEFA.
Olhando aos números por competição europeia, o Benfica e o Sporting estão no top-3 europeu entre as dez principais ligas da UEFA nas equipas com melhor registo médio de descanso. O Benfica lidera com 4,5 dias de descanso, seguido pelo Dortmund (4,2 dias) e Sporting (4 dias).
Na Liga Europa, o Braga ocupa a terceira posição, com uma média de 4,8 dias de descanso antes dos jogos europeus e o FC Porto está no oitavo lugar (média de 4,5 dias). A lista é liderada pelo Eintracht (média de 5,1 dias de descanso).
Por fim, na Liga Conferência, o Vitória SC apresenta uma média de 4,9 dias de descanso, sendo apenas superado pelo Heidenheim (5,4).
Este estudo conclui que os clubes portugueses estão entre os que apresentam uma melhor média de descanso antes dos jogos das competições europeias, entre as principais ligas do velho continente.



