Sporting histórico
Campeões nacionais golearam o Manchester City por 4-1 em Alvalade.
Foi uma noite europeia histórica para o Sporting, em Alvalade, no jogo que marcou a despedida de Rúben Amorim do comando técnico dos leões no que aos encontros caseiros e competições europeias diz respeito.
Depois de uma entrada em falso, com Phil Foden a marcar o primeiro golo do jogo aos quatro minutos, o Sporting goleou o Manchester City por 4-1.
Ainda antes do intervalo, o inevitável Viktor Gyökeres deu início ao seu hat-trick, restabelecendo a igualdade ao minuto 37. Uma entrada de leão no segundo tempo deixou o Sporting a vencer por dois golos de diferença aos 49 minutos.
Maxi Araújo colocou o Sporting na frente do marcador ao minuto 46, a passe de Pedro Gonçalves, e Gyökeres, de grande penalidade, bisou.
A meio da segunda parte, Erling Haaland desperdiçou uma grande penalidade para o Manchester City, com a bola a embater na barra, e o Sporting completou a goleada aos 80 minutos, novamente da marca dos 11 metros, com Gyökeres a tornar-se no terceiro jogador de sempre a fazer um hat-trick ao Manchester City na Liga dos Campeões, igualando o feito de Lionel Messi e Nkunku.
Esta foi a primeira derrota sofrida pelo Manchester City, que contou com Matheus Nunes e Bernardo Silva no onze inicial, na presente edição da Liga dos Campeões, quebrando um ciclo de 26 jogos consecutivos sem perder na principal prova europeia de clubes.
O Sporting ocupa provisoriamente o segundo lugar da fase regular da Liga dos Campeões, posição que garante o apuramento direto para os oitavos de final da prova. Na próxima jornada, os leões voltam a jogar em casa diante de uma equipa inglesa, desta vez como anfitriões do Arsenal, no dia 26 deste mês, a partir das 20 horas.
Nos outros jogos do dia com portugueses em campo, o principal destaque vai para a vitória por 3-1 do Milan, treinado por Paulo Fonseca e que teve Rafael Leão como titular e com uma assistência para golo, na visita ao Real Madrid.
Paulo Bernardo foi suplente utilizado na vitória do Celtic por 3-1 sobre o Leipzig, que contou com André Silva a partir do minuto 81. Em França, Francisco Conceição foi titular pela Juventus no empate a uma bola com o Lille, tendo sido o internacional português a sofrer a falta que originou a grande penalidade que os italianos converteram em golo.
Por fim, em Eindhoven, o internacional sub-20 português Jastin García foi lançado aos 79 minutos na equipa do Girona, não evitando a derrota da equipa espanhola por 4-0 perante o PSV.
Esta quarta-feira é a vez do Benfica entrar em campo, em Munique, para defrontar o Bayern a partir das 20 horas.



