Três portugueses entre os que mais jogaram desde 2018
Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Rúben Dias estão no top-10.
Três internacionais portugueses estão entre os dez futebolistas de elite que mais jogaram desde 2018. Segundo a plataforma da FIFPRO de monitorização da carga competitiva, Men’s Player Workload Monitoring Platform, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Rúben Dias ocupam posições cimeiras quando falamos de minutos jogados, número de jogos e até convocatórias.
Bruno Fernandes continua a destacar-se no primeiro lugar da tabela a nível mundial no que a número de minutos diz respeito. O internacional português e capitão do Manchester United soma, desde 2018, 36.453 minutos, mais 1200 minutos que o segundo classificado, Jan Oblak. Já Rúben Dias conta com um acumulado de 34.290 minutos nas pernas, enquanto Bernardo Silva chega aos 30.888.
Falando do número de jogos em que os jogadores marcaram presença, Bruno Fernandes continua a liderar: não só o trio português, mas a lista mundial. Com 413 jogos realizados nos últimos seis anos, ninguém entrou mais vezes em campo que o médio. Bernardo Silva, terceiro jogador com mais jogos no mundo, conta com 399 aparições. Mais abaixo surge Rúben Dias com 377 jogos.
Contas feitas, entre jogos realizados e minutos jogados, concluímos que Rúben Dias faz uma média de 91 minutos por jogo, mais que os dois companheiros de Seleção. Bruno Fernandes faz cerca de 88 minutos por jogo e Bernardo Silva um pouco mais que 77.
Já a nível de presença em convocatórias, é Bernardo Silva quem lidera a tabela de sobrecarga competitiva, tendo sido chamado por 443 vezes. Rúben Dias e Bruno Fernandes ocupam a segunda posição, com 425 convocatórias - as mesmas que Rodri.
Estes e outros números podem ser consultados na Men’s Player Workload Monitoring Platform, da FIFPRO, estando esta plataforma em constante atualização.
Os dados referidos neste artigo são relativos a 16 de outubro de 2024 e resultam de uma amostra de 1500 futebolistas de elite, elaborada pela FIFPRO. Os jogos amigáveis foram considerados nestes números.



