Portugal de estreias frente à Croácia
Seleção Nacional despediu-se da fase de grupos da Liga das Nações com um empate.
Já apurado para os quartos de final da Liga das Nações no primeiro lugar do Grupo A1, Portugal foi até Split para o derradeiro jogo da fase de grupos frente à Croácia. Se a equipa das Quinas entrou em campo tranquila, os croatas entraram à procura do ponto que precisavam para garantir o apuramento para os quartos de final.
Assim, Roberto Martinez fez sete alterações ao onze inicial, relativamente ao jogo com a Polónia, com apenas Renato Veiga, Nuno Mendes, João Neves e Rafael Leão a repetirem a titularidade. Estas alterações promoveram a estreia do jovem Tomás Araújo que fez parte da linha de três centrais. No banco, também à espreita de uma estreia estavam ainda Tiago Djaló, Fábio Silva e Geovany Quenda.
Portugal entrou mesmo por cima da partida e ao intervalo ganhava por 1-0, com um golo de João Félix aos 33 minutos. Na segunda metade, a Croácia precisou de correr atrás do prejuízo e procurar o golo, que acabaria por surgir aos 65’, por intermédio de Gvardiol. Antes disso, já o jovem Tomás Araújo tinha saído de campo, com algumas queixas, para dar lugar a um novo estreante: Tiago Djaló.
Com o empate no marcador, Roberto Martínez voltou a mexer na equipa e retirou de campo Otávio e Rafael Leão que deram o seu lugar a Francisco Conceição e a Fábio Silva, respetivamente. Com esta alteração, estava feita a terceira estreia da noite. Faltava apenas o jovem prodígio Geovany Quenda, que caso fosse a jogo, tornar-se-ia no mais jovem de sempre a estrear-se pela equipa A da seleção portuguesa, destronando Paulo Futre.
Até ao final da partida não houve mais golos, apesar das oportunidades criadas de parte a parte. Queixas físicas de Nuno Mendes forçaram uma nova substituição e Quenda viu a sua estreia ser adiada.
O apito final acabou por trazer o apuramento para a Croácia, que seguiu em frente na Liga das Nações com Portugal. Contas feitas, a Seleção Nacional terminou no primeiro lugar com 14 pontos, seguida dos croatas com oito, enquanto a Escócia assegurou o terceiro posto, com sete pontos, ao vencer a Polónia, que terminou em último com quatro.
O sorteio dos quartos de final e do emparelhamento da final four realiza-se na próxima sexta-feira, 22 de novembro. Portugal sabe, desde já, que o seus possíveis adversários são a Dinamarca, Itália e Países Baixos.
Os quartos de final já têm data marcada para os dias 20 e 23 de março de 2025.



