FC Porto vence e aproxima-se da qualificação
Vitória por 2-0 frente ao Midtjylland permite subida ao 18.º lugar.
O FC Porto recebeu esta quinta-feira o Midtjylland em jogo a contar para a sexta ronda da fase de liga da Liga Europa. Em busca do regresso às vitórias na competição, os dragões dominaram o jogo, com Namaso e Samu a assinarem os dois golos da noite. Com este resultado, o FC Porto sobe ao 18.º lugar, aproximando-se da zona de apuramento direto e afastando-se da eliminação.
Os azuis e brancos foram sempre a equipa dominante e controladora da partida, deixando pouco espaço para os dinamarqueses ameaçarem a baliza de Diogo Costa. Assim, pouco antes da meia hora de jogo, foi aberto o marcador no Dragão. Namaso cabeceou para o fundo das redes e colocou a equipa da casa em vantagem.
Até ao intervalo o resultado manteve-se, mas a vantagem pela margem mínima não era representativa do jogo até então, com o Midtjylland a ser o maior beneficiado. No entanto, na segunda parte, o FC Porto retomou o jogo na mesma velocidade com que o havia deixado e segundo golo acabou por aparecer aos 56 minutos, desta vez por Samu.
Com uma vantagem mais confortável e com os visitantes a quebrarem, o ritmo do jogo acabou por desacelerar e não houve mais alterações no marcador. Mais três pontos para o FC Porto, que regressa às vitórias na Liga Europa e sobre ao 18.º posto na classificação, em lugar de playoff e mais perto do acesso direto à próxima fase.
O próximo jogo para a competição será frente ao Olympiacos, a 23 de janeiro de 2025.
Já o SC Braga voou até à capital italiana para defrontar a AS Roma. Numa má noite para os bracarenses, os romanos venceram a partida por 3-0 e ultrapassaram os portugueses na classificação.
Sem argumentos para contrariar a corrente do jogo, o Braga não se conseguiu impor no Olímpico de Roma, onde Pellegrini inaugurou o marcador logo aos sete minutos. Com vantagem no marcador e a jogar em casa, a Roma instalou-se confortavelmente no jogo e foi avançando e pressionando a baliza de Matheus. Aliás, foi a atenção do experiente guarda-redes que foi evitando que a Roma cavalgasse no marcador.
O Braga aguentou o 1-0 até ao tempo de recolher aos balneários, mas a segunda parte pareceu uma réplica da primeira. Regresso ao relvado e, logo no primeiro minuto, novo golo da Roma. Estava feito o 2-0. Com o jogo a correr de feição aos italianos, os bracarenses dificultaram ainda mais a sua própria vida. Aos 68 minutos, Matheus, que até então tinha sido um dos melhores campo, defendeu uma bola fora da área e viu o vermelho direto.
Reduzido a dez unidades, a busca pelo golo tornou-se ainda mais difícil. O Braga continuou a aguentar e conter a Roma, que, nesta altura, desperdiçava todas as oportunidades de golo que tinha. Ainda assim, o 3-0 acabou por surgir, já em tempo de compensação, por Mário Hermoso.
Com esta derrota o SB Braga desce à 25.ª posição, estando, para já, fora da zona de acesso ao playoff, mas em igualdade pontual com os primeiros três lugares de acesso – com sete pontos.
Segue-se agora o Union SG, a 23 de janeiro do próximo ano.



