Portugal isolado na qualificação para o Euro 2026
Equipa das Quinas venceu Países Baixos por 4-2.
Num jogo especial para o capitão João Matos, que se tornou no mais internacional de sempre pela seleção nacional de futsal, Portugal aproximou-se da qualificação para o Europeu 2026.
A equipa das quinas venceu, esta quarta-feira, os Países Baixos por 4-2, num jogo a contar para a 2.ª jornada da qualificação para o Euro 2026. Com este triunfo, os portugueses somam seis pontos e lideram, de forma isolada, o Grupo 7.
Portugal entrou por cima na partida e dominou sempre os neerlandeses. O primeiro golo só surgiu aos 15 minutos, por Tiago Brito, mas após vários lances de grande perigo, onde valeu a atenção do guarda-redes adversário e uma ajuda dos postes. A primeira metade não teve mais golos, mas a vantagem pela margem mínima não refletia o que se jogava na quadra.
Logo na entrada da segunda parte, Portugal aumentou a vantagem, com Diogo Santos a atirar para o 2-0. Contra a corrente do jogo, a equipa neerlandesa conseguiu reduziu para 2-1, aos 27’ e, pouco depois, chegou mesmo à igualdade.
A seleção nacional soube reagir e depressa fez o 3-2, por intermédio de Pany. Sem querer correr mais riscos, Portugal continuou a levar perigo à baliza adversária e o golo final acabou por surgir já nos momentos finais, com Diogo Santos a bisar e a fechar o marcador no 4-2.
Portugal segue na liderança do Grupo 8, com seis pontos, seguido pelos Países Baixos, com três, Macedónia do Norte e Andorra, ambas com um ponto.
Recorde-se que os vencedores de cada grupo juntam-se aos anfitriões da prova, Lituânia e Letónia, na fase final do Europeu. Já os oito melhores segundos classificados terão de passar por um playoff, agendado para setembro de 2025. A fase final do Campeonato da Europa decorre entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro.



