Fundo de Garantia Salarial no Varzim e FIFA Fund regularizado
Mecanismos de apoio financeiro aos jogadores, no plano nacional e internacional.
Em 2024, continuámos a apoiar os futebolistas mais necessitados, através dos mecanismos de solidariedade existentes, quer ao nível nacional quer internacional.
No mês de março, os jogadores do Varzim foram afetados por um incumprimento salarial de três meses, o que motivou a intervenção do Sindicato dos Jogadores e o acionamento do Fundo de Garantia Salarial.
Face ao sucedido, o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, e o responsável pelo gabinete jurídico, João Oliveira, reuniram com o plantel do Varzim, da Liga 3, então capitaneado por Ricardo Nunes, que viria a tornar-se presidente do clube poveiro após este episódio.
Mas não foi só em Portugal que o Sindicato apoiou os jogadores com vencimentos em atraso. No plano internacional, foram regularizadas as quatro prestações do FIFA Fund, um mecanismo criado por acordo entre a FIFPRO e a FIFA com o objetivo de compensar os jogadores que ficaram sem receber os salários devido à insolvência ou encerramento da atividade desportiva dos respetivos clubes.
Foram 35 os jogadores portugueses ou a jogar em Portugal a candidatarem-se, num montante global de aproximadamente 234 mil euros.



