Ações de formação presenciais e online


Educação continua a ser uma prioridade para o Sindicato dos Jogadores.

Neste ano, o Sindicato dos Jogadores continuou a definir a educação como uma prioridade. A qualificação académica dos futebolistas é fundamental para acautelar o futuro e garantir um pós-carreira estável.

Nesse sentido, foi promovido um ciclo de formações online no primeiro trimestre de 2024, com cinco sessões dirigidas aos futebolistas no ativo e retirados.

A função de team manager, o coaching mental, o scouting, o agenciamento e as finanças pessoais e fiscalidade foram os temas abordados, em sessões que contaram com a presença de dezenas de futebolistas via zoom.

Mas não foi só no formato online que se realizaram as ações de formação do Sindicato em 2024. O Campus do Jogador, em Odivelas, recebeu uma conferência sobre o projeto GOAL4PDM, uma iniciativa europeia financiada pelo programa Erasmus+ de apoio às carreiras duais dos atletas.

A função de gestor de carreira dual é uma das possíveis saídas profissionais para os futebolistas quando terminam a carreira. O ex-avançado Anselmo Cardoso é o gestor de carreira dual do Sindicato dos Jogadores e, em conjunto com o responsável pelo gabinete de educação e formação do Sindicato, Luís Caldeira, promoveu uma conferência numa escola secundária sobre esta função.

Durante o verão, o 22.º Estágio do Jogador contou com uma componente formativa, além da vertente desportiva. Para lá do protocolo com a Cambridge School, que permitiu aos futebolistas sem clube realizarem cursos intensivos de inglês, francês ou alemão, tiveram lugar várias ações de formação presenciais no Campus do Jogador.

Partilhar