14 portugueses do Euro 2024 lesionaram-se em 24/25


Maior sobrecarga competitiva tem aumentado o número de problemas físicos entre os jogadores.

A agência Lusa revelou que 14 dos 26 jogadores portugueses que estiveram presentes no Euro 2024 já sofreram lesões na presente temporada, um número potenciado pelo aumento do número de jogos em comparação com épocas anteriores.

Entre os 14 internacionais portugueses que já se lesionaram na época 2024/25, oito lesões foram musculares, o que está diretamente relacionado com a sobrecarga competitiva.

Rúben Dias é um dos jogadores mais ‘castigados’ com o excesso de jogos, tendo já sofrido duas lesões musculares desde que a temporada começou, o que o levou a falhar 12 jogos pelo Manchester City.

João Palhinha já teve uma lesão muscular e está há dois meses a recuperar de uma rotura no adutor direito, tendo feito apenas 13 jogos pelo Bayern Munique. Diogo Jota falhou 14 jogos, 12 pelo Liverpool e dois pela Seleção Nacional, por ter estado dois meses sem competir devido a uma lesão muscular.

Também lesionados em 2024/25 estiveram João Félix e Pedro Neto, ambos do Chelsea, mas nestes casos com menor gravidade, tendo falhado dois e três jogos, respetivamente.

Mais de três meses fora dos relvados esteve Gonçalo Ramos, do Paris Saint-Germain, devido a uma lesão no tornozelo, e Francisco Conceição, da Juventus, também já sofreu duas lesões musculares na presente temporada.

Quem também esteve três meses sem jogar foi Rúben Neves, do Al Hilal, que foi inclusivamente operado ao joelho esquerdo. Ainda na Arábia Saudita, Danilo Pereira, do Al Ittihad, falhou sete jogos por lesão, tendo estado dois meses afastado dos relvados, devido a um problema muscular.

Em Inglaterra, Nélson Semedo sofreu este mês uma lesão muscular na coxa e já está de fora da competição há dois jogos. Com tempos de paragem mais curtos, mas igualmente por motivo de lesão, já estiveram afastados Nuno Mendes e Vitinha, ambos do Paris Saint-Germain, e Rafael Leão, do AC Milan.

Por cá, o defesa Gonçalo Inácio, do Sporting, tem sido um dos jogadores mais fustigados por problemas físicos, não jogando desde o início de dezembro.

Dos 26 jogadores portugueses que estiveram na Alemanha, no Euro 2024, e sem contar com o retirado Pepe, apenas 11 não sofreram lesões na temporada 2024/25, a saber: os guarda-redes Diogo Costa, Rui Patrício e José Sá, os defesas Diogo Dalot, João Cancelo e António Silva, os médios Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Neves e Matheus Nunes e o avançado Cristiano Ronaldo.

Partilhar