Benfica e Sporting garantem lugar no play-off
Adversários das equipas portuguesas na Liga dos Campeões serão conhecidos esta sexta-feira.
O Benfica e o Sporting asseguraram um lugar no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois dos resultados dos jogos da última jornada da fase regular, realizados esta quarta-feira.
Em Turim, o Benfica venceu a Juventus por 2-0, com golos de Pavlidis, aos 16 minutos, e de Kökçü, aos 80’. Do lado dos italianos, Francisco Conceição foi titular e jogou todo o encontro.
Este resultado deixou os encarnados no 16.º lugar da fase regular, na primeira metade da tabela, sabendo desde já que o adversário no play-off de acesso aos oitavos de final será uma equipa francesa. Monaco ou Brest, que terminaram em 17.º e 18.º respetivamente, será o oponente das águias. Curiosamente os monegascos defrontaram o Benfica na fase regular, no Principado, com a equipa portuguesa a vencer por 3-2.
No Estádio José Alvalade, Sporting e Bologna empataram a um golo, um resultado suficiente para os campeões nacionais garantirem o apuramento para o play-off, terminando a fase regular na 23.ª posição, a penúltima de qualificação.
Os italianos foram para o intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Pobega aos 21 minutos na sequência de um pontapé de canto, cabendo a Conrad Harder restabelecer a igualdade já na segunda parte, aos 77’, assistido por João Simões.
No play-off, o Sporting irá defrontar os italianos da Atalanta ou os alemães do Dortmund, que terminaram a fase regular na 9.ª e 10.ª posições, respetivamente.
Nos restantes jogos da última jornada da fase regular da Liga dos Campeões, e com a participação de jogadores portugueses, o destaque vai para a goleada do Paris Saint-Germain por 4-1 na visita ao Stuttgart. João Neves fez uma assistência para golo, num jogo em que Vitinha também foi titular e Gonçalo Ramos entrou aos 71 minutos.
Em Inglaterra, Paulo Bernardo entrou ao minuto 73 na derrota do Celtic por 4-2 diante do Aston Villa e o Manchester City venceu o Club Brugge por 3-1, com Matheus Nunes e Bernardo Silva entre as escolhas iniciais.
Num dia com 18 jogos a serem realizados à mesma hora e no mesmo dia, um momento inédito na história da Liga dos Campeões, o Bayern Munique venceu o Slovan Bratislava por 3-1, com Raphaël Guerreiro a jogar os últimos cinco minutos do encontro. Na Croácia, Rafael Leão foi titular e jogou 82 minutos na derrota do Milan por 2-1 diante do Dínamo de Zagreb.
Por fim, Mathias Pereira Lage foi totalista na derrota caseira do Brest por 3-0 diante do campeão europeu em título, Real Madrid.
Fechada a fase regular da Liga dos Campeões, apuraram-se diretamente para os oitavos de final o Liverpool, o Barcelona, o Arsenal, o Inter, o Atlético de Madrid, o Leverkusen, o Lille e o Aston Villa.
No play-off de acesso aos oitavos de final estarão, como cabeças-de-série, a Atalanta, o Dortmund, o Real Madrid, o Bayern, o Milan, o PSV, o Paris Saint-Germain e o Benfica. As equipas que jogarão a primeira mão do play-off em casa serão o Monaco, o Brest, o Feyenoord, a Juventus, o Celtic, o Manchester City, o Sporting e o Club Brugge.
O sorteio do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões realiza-se esta sexta-feira, 31 de janeiro, às 11 horas portuguesas.



