A importância da carreira dual no desporto em debate


Conferência no âmbito do projeto Erasmus+ GOAL4PDM foi organizada pelo Sindicato dos Jogadores e CTP.

O Sindicato dos Jogadores e a Confederação dos Treinadores de Portugal (CTP) promoveram na última sexta-feira, 14 de fevereiro, uma conferência presencial e online sobre a importância da carreira dual no desporto, no âmbito do projeto europeu GOAL4PDM, cofinanciado pelo programa Erasmus+, do qual fazem parte o Sindicato e a CTP.

Esta conferência realizou-se no Hotel Fénix Lisboa, num debate moderado pelo gestor de carreira dual do Sindicato dos Jogadores, Anselmo Cardoso, e que teve como oradores Matilde Fidalgo, ex-internacional portuguesa e assessora do Sindicato dos Jogadores para o futebol feminino, Luís Monteiro, treinador da equipa de andebol feminino do SL Benfica, e Carlos Lopes, coordenador pedagógico da Federação Portuguesa de Futebol.

Durante as cerca de duas horas em que decorreu a sessão, foram abordadas as estratégias e as práticas atuais e futuras no apoio à manutenção de uma carreira dual de sucesso e dado a conhecer o papel do gestor de carreira dual (Player Development Manager), o seu âmbito de atuação e a sua importância crescente dentro das estruturas desportivas.

O principal objetivo desta conferência foi destacar a importância da carreira dual para preparar o atleta para o momento de transição de carreira. Ao conciliar uma carreira académica ou profissional ao longo de todo o percurso desportivo, o atleta estará mais bem preparado para encarar os desafios futuros.

No final do debate entre os três oradores foram apresentados os resultados e as ferramentas do projeto GOAL4PDM.

Esta conferência foi creditada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) para o título profissional de treinador de desporto (TPTD), com 0,4 créditos.

Partilhar