Sindicato promoveu formação sobre finanças pessoais e fiscalidade


Hugo Pinheiro e Pedro Goulão informaram os presentes sobre a gestão financeira e as obrigações fiscais.

Com o aproximar do início do prazo de entrega da declaração de rendimentos relativa ao último ano, o Sindicato dos Jogadores promoveu esta terça-feira, 18 de março, uma ação de formação online sobre finanças pessoais e fiscalidade para jogadores, com a duração de duas horas e dirigida a futebolistas e outros agentes desportivos com ligação direta ao jogador profissional.

Integrada na Global Money Week 2025, que decorre entre os dias 17 e 23 de março, esta formação teve como objetivo reconhecer a importância de uma correta gestão orçamental e dar a conhecer as principais obrigações fiscais, tendo como formadores o gestor financeiro e diretor geral da Credível.pt, Hugo Pinheiro, e o mestre em fiscalidade e diretor financeiro do Sindicato dos Jogadores, Pedro Goulão.

Coube a Hugo Pinheiro apresentar algumas ferramentas e estratégias básicas de controlo das finanças pessoais e dar a conhecer os diversos ativos de poupança e investimento, associados às diversas tipologias de risco.

Pedro Goulão deu a conhecer as obrigações fiscais associadas ao contrato de trabalho desportivo e rendimentos dos desportistas, assim como à gestão de direitos de imagem, e partilhou informações relevantes sobre o preenchimento da declaração de IRS e IRS Jovem e o prazo de entrega.

A correta gestão do orçamento e poupanças de um jogador de futebol torna-se ainda mais importante do que em outras profissões, tratando-se de uma carreira curta, associada a um elevado risco de final precoce e inesperado. A par disso, é essencial que os jogadores conheçam as suas obrigações fiscais.

Partilhar