Portugal no Europeu Sub-19 feminino
Seleção Nacional vai marcar presença na competição pela segunda vez na história.
A Seleção Nacional feminina de sub-19 garantiu a qualificação para a fase final do Europeu 2025, ao empatar a uma bola com a Noruega, na Cidade do Futebol.
Será a segunda participação de Portugal na fase final de um Europeu feminino sub-19, depois da presença na fase final de 2012, em que a equipa das Quinas chegou às meias-finais.
Portugal esteve em desvantagem a partir do minuto 15, quando Anna Nigardsoy marcou para a Noruega, mas o golo que valeria a qualificação à formação lusa viria a surgir na segunda parte. Aos 76 minutos, Neide Guedes restabeleceu a igualdade e assegurou o apuramento histórico para a fase final do Europeu Sub-19 feminino.
A competição vai realizar-se na Polónia, entre os dias 15 e 27 de junho deste ano, com a participação de oito seleções: Portugal, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Países Baixos, Suécia e Polónia.
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, felicita a Seleção Nacional Sub-19 feminina pelo apuramento para o Europeu:
“Capitã de equipa, demais jogadoras, selecionadora nacional e membros da comitiva da Seleção Nacional Feminina de Sub-19,
Em meu nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores, felicito-vos pela qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de 2025.
Este apuramento histórico, 13 anos depois da única presença de Portugal num Europeu feminino sub-19, representa o excelente trabalho que tem sido desenvolvido pelos nossos clubes nos escalões de formação de futebol feminino e demonstra a qualidade inegável da jovem jogadora portuguesa.
É, igualmente, o reflexo do excelente trabalho que tem sido desenvolvido por esta geração, exemplarmente apoiado pela Federação Portuguesa de Futebol e treinadores nacionais.
Parabéns a todos pelo apuramento, na convicção de uma excelente prestação de Portugal na fase final do Europeu.”



