Morreu José Carlos
Antigo capitão do Sporting foi um dos sócios-fundadores do Sindicato dos Jogadores.
O futebol português está de luto pelo falecimento de José Carlos, antigo capitão do Sporting, ‘magriço’ da Seleção Nacional de 1966 e um dos sócios-fundadores do Sindicato dos Jogadores, em 1972.
Defesa central de referência, José Carlos foi internacional A português em 36 ocasiões, tendo realizado dois jogos no Mundial de 1966, em Inglaterra, no qual Portugal chegou às meias-finais na Seleção que ficou conhecida como ‘Magriços’.
Formado na CUF, José Carlos realizou 352 jogos pelo Sporting, tendo conquistado nove títulos como futebolista: três campeonatos, quatro Taças de Portugal, uma Taça das Taças e uma Taça Intertoto. Terminou a carreira de jogador no SC Braga, na época 1974/75.
A 23 de fevereiro de 1972, José Carlos fez parte da primeira comissão diretiva do Sindicato dos Jogadores, sendo o sócio número 5 desta instituição, num grupo que integrava Artur Jorge, Eusébio, António Simões e Pedro Gomes, entre outros.
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, manifesta o mais profundo pesar e endereça as mais sentidas condolências pelo falecimento de um dos sócios-fundadores do Sindicato:
“Tomando conhecimento do falecimento de José Carlos, antigo capitão do Sporting Clube de Portugal e uma referência para a classe dos futebolistas, endereço em nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores, as mais sentidas condolências aos seus familiares e amigos, bem como aos clubes que representou.
Além de ficar para sempre ligado à história do futebol português, José Carlos fez parte da primeira Comissão Diretiva do Sindicato dos Jogadores, integrando um grupo de corajosos fundadores que contribuiu, decisivamente, para a afirmação da consciência de classe e organização coletiva que deu voz, pela primeira vez, a todos os jogadores.
Lamentamos a perda de um dos nossos fundadores, prestando-lhe a mais sincera homenagem neste momento de profunda consternação.”



