Antunes confirma fim da carreira como jogador


Capitão do Paços de Ferreira despede-se dos relvados aos 38 anos.

Agora é oficial. O capitão do Paços de Ferreira, Antunes, confirmou a despedida dos relvados, depois de ter deixado essa ideia no ar no último jogo da época desportiva 2024/25, diante do Belenenses.

Aos 38 anos, o lateral esquerdo termina um percurso iniciado em 1995, nos escalões de formação do Freamunde, e que contou com sete títulos.

Em 2004, estreou-se como sénior no clube onde se formou e de onde é natural, Freamunde, seguindo-se a estreia na Primeira Liga em 2006, pelo Paços de Ferreira, emblema no qual terminou a carreira.

No início da temporada 2007/08, o internacional português mudou-se para Itália, onde representou a Roma e o Lecce, tendo conquistado uma Taça de Itália. Em 2010, regressou a Portugal para representar o Leixões e na época seguinte voltou a Itália para jogar pelo Livorno, seguindo-se uma temporada no futebol grego, ao serviço do Panionios.

Em 2012, Antunes regressa ao Paços de Ferreira, numa curta passagem, já que no ano seguinte mudou-se para os espanhóis do Málaga. Em 2015 rumou à Ucrânia, para representar o Dínamo de Kiev, clube onde conquistou dois campeonatos, uma Taça e uma Supertaça.

Na temporada 2017/18, o lateral esquerdo volta a Espanha, para jogar pelo Getafe, fixando-se em Portugal a partir da época 2020/21, na qual se sagrou campeão nacional e conquistou uma Taça da Liga pelo Sporting. Antunes estava no Paços de Ferreira desde 2021, tendo representado a Seleção Nacional AA em 13 ocasiões.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, agradece o contributo do capitão do Paços de Ferreira ao futebol português, dentro das quatro linhas, e deseja as maiores felicidades para o novo ciclo da sua vida:

“Antunes,

Ao longo da tua carreira foste um exemplo daquilo que deve ser a promoção dos valores do desporto e a integridade que um jogador deve preservar, do primeiro ao último jogo.

Jogadores como tu fazem a diferença e dignificam a classe, deixando uma marca em campo, mas, sobretudo, nos outros, demonstrando que é possível ser bem-sucedido sem abdicar da identidade e valores que nos caracterizam.

A tua carreira foi marcada pelo exemplo, determinação, capacidade de superação e liderança, características que fizeram de ti capitão de equipa e uma figura respeitada por todos os teus colegas.

O teu caráter faz-me ter a certeza de que continuarás a ser uma figura marcante do nosso futebol, e que serás bem-sucedido naquilo que decidas fazer.

Obrigado, Antunes. Forte abraço.”

Partilhar