Lusitano GC é o novo campeão do Campeonato de Portugal


Eborenses venceram a equipa B do Vitória SC no desempate por grandes penalidades.

Com mais de cinco mil adeptos nas bancadas do Estádio Nacional, no Jamor, o Lusitano Ginásio Clube sagrou-se o novo campeão do Campeonato de Portugal, ao vencer a equipa B do Vitória SC por 3-1 no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a um golo.

Os vimaranenses até foram a primeira equipa a marcar, pelo sul-coreano Yuk Jin-young, aos 16 minutos, num remate em arco cruzado, que surpreendeu o guarda-redes Duarte Martins.

O golo do empate surgiu aos 62 minutos, pelo inevitável Miguel Lopes, melhor marcador do Lusitano GC no Campeonato de Portugal, com 18 golos apontados.

Com tudo empatado nos 90 minutos, houve prolongamento para tentar encontrar um vencedor, mas não houve golos no tempo extra. As decisões seguiram para as grandes penalidades e aí notabilizou-se o guarda-redes Duarte Martins, que defendeu dois penáltis.

Do lado do Lusitano, duas das três grandes penalidades convertidas em golo foram cobradas com o típico gesto à Panenka. Os eborenses sucedem ao Amarante como campeões do Campeonato de Portugal, o quarto escalão do futebol português.

Além do Lusitano GC e da equipa B do Vitória SC, sobem à Liga 3 o Paredes e o Amora. O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, felicita a formação de Évora pelo título conquistado:

“Capitão de equipa, demais jogadores, equipa técnica e administração do Lusitano Ginásio Clube,

Em meu nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores, depois de consagrada a vossa subida de divisão, felicito-vos pela conquista do Campeonato de Portugal 2024/25.

Todos vós, jogadores, treinadores, dirigentes e restante staff, fizeram história ao vencer pela primeira vez esta competição, que está na base da pirâmide do futebol nacional e tem feito chegar muitos talentos ao topo do nosso futebol.

Destaco, ainda, o excelente ambiente vivido no Estádio Nacional, pelos adeptos do Lusitano GC e Vitória SC, que tornaram esta vitória ainda mais especial. Deixo, também, uma palavra de felicitações ao USC Paredes, Amora FC e equipa B do Vitória SC, por terem, tal como o Lusitano GC, conseguido a promoção à Liga 3.

Um abraço especial a todos os jogadores que contribuíram para este título. Felicidades a todos.”

Foto: FPF.

Partilhar