André André pendura as chuteiras aos 35 anos


Médio do Leixões anunciou a despedida dos relvados.

Aos 35 anos, o internacional português André André, que na última época representou o Leixões, decidiu terminar a carreira de futebolista e pendurar as chuteiras.

Formado no Varzim e com uma passagem pelos juniores do FC Porto, o médio estreou-se como profissional na temporada 2008/09, na Segunda Liga, pelos poveiros.

Em 2010, jogou por empréstimo nos espanhóis do Deportivo, regressando ao Varzim no ano seguinte. Na temporada 2012/13, André André estreia-se na Primeira Liga pelo Vitória SC, terminando essa época com a conquista da Taça de Portugal.

Na época 2015/16, o internacional português muda-se para o FC Porto, clube onde se sagrou campeão nacional, regressando ao Vitória SC em 2018. Ficou nos vimaranenses até 2024, com um breve interregno em 2022, ano no qual jogou por empréstimo pelos sauditas do Al-Ittihad Jeddah. 

Em 2024/25, André André marcou três golos e fez três assistências em 29 jogos pelo Leixões, na Segunda Liga. Pela Seleção Nacional A, o médio português cumpriu quatro internacionalizações, tendo marcado um golo.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, agradece ao nosso associado o contributo que deu ao futebol português, nos relvados, desejando as maiores felicidades para o novo ciclo da sua vida:

“André,

Quero felicitar-te pela tua fantástica carreira profissional e prestar-te a mais sincera homenagem, em representação de todos os jogadores.

Agradeço-te, em particular, todo o apoio que sempre deste à equipa do Sindicato dos Jogadores e a tua solidariedade com os colegas de profissão, demonstrando sempre um enorme sentido de responsabilidade e liderança.

Estou certo de que farás esta transição de carreira com sucesso, pela tua competência e, acima de tudo, pelos teus valores.

Conta com o nosso apoio, nos desafios do presente e do futuro. Serás sempre um dos nossos.

Forte abraço, de toda a equipa do Sindicato dos Jogadores.”

Foto: IMAGO.

Partilhar