Valorizar os atletas e beneficiar o mercado de trabalho


Conferência final do projeto SPORT4E juntou especialistas e ex-jogadores num debate enriquecedor.

Realizou-se esta quinta-feira, 26 de junho, no Auditório do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE), em Odivelas, a conferência final do projeto SPORT4E, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

A sessão iniciou-se com um discurso de abertura de João Oliveira, secretário-geral do Sindicato dos Jogadores, que destacou a importância deste projeto e da temática no futuro dos atletas e dos jogadores de futebol, em particular.

“Este projeto é especial porque tem financiamento europeu para desenvolver uma área com lacunas em Portugal. Há muito tempo que o Sindicato identificou que os jogadores, na sua transição de carreira, têm dificuldades e muitos deles escolhem áreas profissionais sobrelotadas dentro do desporto ou não estão capacitados para integrar o mercado de trabalho, noutros setores. O SPORT4E é a congregação desse esforço, entre várias instituições, de sensibilizar os jogadores, com soft skills muito específicas, para o facto de haver mais mundo para além do desporto e mostrar-lhes que podem vingar em muitas outras áreas, mas também sensibilizar o mercado de trabalho e as empresas para a mais-valia que representa a contratação ou o recrutamento de um jogador”, sublinhou João Oliveira.

Após o discurso de abertura, seguiu-se a apresentação dos resultados do projeto SPORT4E, por parte de Isabel Ardions, docente adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), com a exibição de alguns testemunhos dos participantes nesta iniciativa europeia.

O evento terminou com uma mesa-redonda, intitulada “Soft skills no desporto: uma ferramenta para a empregabilidade”, com a participação de Anselmo Cardoso (gestor de carreira dual e vice-presidente do Sindicato dos Jogadores), João Benedito (ex-internacional português de futsal e empresário), Matilde Fidalgo (ex-internacional portuguesa e assessora do Sindicato dos Jogadores para o futebol feminino), Pedro Ramos (CEO da KEEPTALENT Portugal) e Paulo Malico de Sousa (Diretor do Departamento de Ciências do Desporto do ISCE).

Os cinco intervenientes foram unânimes na valorização das competências dos atletas pelo mercado de trabalho, como a liderança, resiliência ou capacidade de decisão, sem deixar de reforçar a importância de conciliar estas competências adquiridas na alta competição com uma formação académica que sustente os passos seguintes.

O projeto SPORT4E teve como principal objetivo promover a educação e o desenvolvimento de competências, no e através do desporto, implementando atividades especificamente centradas na criação de recursos educativos abertos e úteis, atrativos e imediatos, destinados ao desenvolvimento e implementação de competências soft e transversais que, a partir do desporto, podem ser aplicadas no mercado de trabalho. 

O Sindicato dos Jogadores e o ISCAP são duas das entidades europeias que integraram este projeto, juntamente com as associações Budapest Association for International Sports (Hungria), Tempofinito (Espanha), Technical University of Munich (Alemanha) e International Centre for the Promotion of Education and Development (Itália).

Partilhar