Benfica sagra-se campeão nacional seis anos depois
Encarnados venceram o quinto jogo da final, em casa do Sporting, por 4-3.
O Benfica é o novo campeão nacional de futsal, sucedendo ao tetracampeão Sporting, depois de ter vencido a equipa leonina por 4-3, em Alvalade, no quinto e último jogo da final do play-off.
Depois de ambas as equipas terem vencido dois jogos nas quatro partidas anteriores, as decisões do título ficaram reservadas para o quinto e derradeiro encontro da final.
A jogar em casa, o Sporting foi a primeira equipa a marcar, por Zicky Té, aos três minutos. A vantagem leonina foi ampliada pelo capitão Alex Merlim, na ausência de João Matos, que com um forte disparo fez o 2-0, aos 8’. Antes do intervalo, o Benfica ainda reduziu para 2-1, por Diego Nunes, ao minuto 17.
Na segunda parte, a história do jogo mudou com a expulsão de Alex Merlim. Pouco depois, aos 22’, Arthur marcou para o Benfica e restabeleceu a igualdade. O Sporting ainda reagiu e aos 33’, Taynan recolocou os leões na frente do marcador, mas por pouco tempo.
A reviravolta no marcador foi feita em apenas dois minutos, com Diego Nunes a restabelecer a igualdade aos 36’, cabendo ao capitão Afonso Jesus desviar para a baliza um disparo do guarda-redes Léo Gugiel, que evitou novo golo dos leões nos instantes finais da partida.
Numa final marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas, como demonstra a necessidade de realização de um quinto jogo para encontrar o campeão, o Benfica recuperou um título que lhe escapava desde 2019, conquistando o nono da sua história, ficando agora a dez do Sporting, que soma 19 campeonatos nacionais de futsal.
O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, felicita a equipa de futsal do SL Benfica pelo título de campeão nacional:
“Capitão de equipa, demais jogadores, equipa técnica, restante staff e administração do Sport Lisboa e Benfica,
Em meu nome pessoal e em representação do Sindicato dos Jogadores, quero felicitar-vos pela conquista da Liga Placard de Futsal 2024/25.
Numa das finais mais disputadas dos últimos anos, ficou demonstrada a enorme qualidade do futsal português. A inspiração, o talento e a qualidade dos jogadores do Benfica fizeram a diferença nesta final, recuperando um título que escapava há seis anos.
Parabéns a toda a estrutura do Sport Lisboa e Benfica, que garantiu as condições de sucesso e continua a ser um dos clubes mais empenhados no desenvolvimento da modalidade em Portugal.”



